Secretário é homenageado em encontro de profetas

11 de janeiro de 2016 - 09:33

Vigésima edição do Encontro de Profetas da Chuva aconteceu no último sábado (9), em Quixadá e marcou a previsão de profetas da chuva para o ano de 2016

A sede do Instituto Federal Tecnológico do Ceará (IFCE), no município de Quixadá, a 168 quilômetros de Fortaleza, foi sede do XX Encontro de Profetas da Chuva, que é marcado por reunir dezenas de agricultores do sertão que fazem previsões do tempo para o inverno, através de sinais da natureza como plantas, pássaros e formigas.

Na ocasião, o secretário do Desenvolvimento Agrário Dedé Teixeira foi um dos homenageados do encontro junto com outras autoridades como secretário de Cultura do Estado Guilherme Sampaio e de Ciência e Tecnologia Inácio Arruda. O evento contou, ainda, com a presença do diretor do IFCE Hélder Caldas e representantes da Cagece, Funceme (Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos), Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), violeiros e artistas. Cerca de 450 pessoas prestigiaram o encontro, que ainda teve no calendário a realização do Seminário Tempo de Partilha.

Embora um pouco divididas as previsões sobre as condições climáticas para este inverno, o encontro teve momentos importantes como o anúncio pelo secretário Guilherme Sampaio de que o conhecimento desses profetas deverão se transformar em Patrimônio Imaterial da Cultura. “É importante o fortalecimento desse conhecimento e dessa sabedoria popular do homem do sertão como conjunto de uma cultura”, disse o secretário.

Com as primeiras precipitações pluviométricas em todo o Estado do Ceará, o público e alguns profetas presentes ao evento foram otimistas de que as chuvas deverão continuar até o mês de abril, talvez não tão fortes como se espera, mas um pouco melhor do que 2015.

Previsão

A Funceme ainda não apresentou o prognóstico dos meses de fevereiro a maio, mas verificou ainda no ano passado que o fenômeno El Niño, caracterizado pelo aquecimento anormal no Oceano Pacífico Equatorial, poderia afetar de forma negativa o regime de chuvas em 2016.

Para o secretário Dedé Teixeira, mesmo com as primeiras chuvas em janeiro animando a todos, é preciso continuar racionando o uso d´água. “Não podemos descuidar. Acompanhamos regularmente as previsões, a situação dos açudes e o quadro ainda é preocupante”, explica o secretário Dedé Teixeira.

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Desenvolvimento Agrário

Aécio Santiago – aecio.santiago@sda.ce.gov.br – 85- 3101-8137

Marina Filgueiras – marina.filgueiras@sda.ce.gov.br – 85- 3101-8137