Cisternas mudam a vida da comunidade Torre de Aço em Barreira
13 de janeiro de 2016 - 09:32
1030 cisternas já foram construídas até agora e outras 470 serão entregues até abril
A Secretaria do Desenvolvimento Agrário entregou 1030 cisternas de placas no município de Barreira, situado a 72 quilômetros de Fortaleza, atendendo a 46 comunidades e beneficiando 1.030 famílias que já estão cadastradas. A comunidade Torre de Aço, uma das maiores comunidades rurais da região, foi beneficiada com 70 cisternas e até abril deve receber mais 10.
As cisternas mudaram a vida da comunidade. Na casa da Gessilda Lopes, que recebeu a cisterna desde o início de 2015, houve uma mudança na qualidade de vida pois hoje ela, o marido e os três filhos tem água potável para o consumo e para a preparação de alimentos, além da melhora na produção de caju e manga. “Eu uso aproximadamente 12 baldes da cisterna por dia, que servem para beber, para cozinhar e para ajudar no sustento. Tenho fé em Deus que vai chover muito agora no inverno de 2016 pra minha cisterna ficar cheinha e encarar a seca”.
Segundo a agente de saúde da comunidade Torre de Aço, Ana Cláudia, depois da chegada das cisternas a vida das pessoas mudou completamente, principalmente das crianças, pois hoje é muito raro uma criança ter diarreia ou outros problemas por conta da água. “ Antes a água era barrenta e vinha de cacimbão, depois da implantação das cisternas a vida da Torre de Aço mudou muito, hoje a água é tratada com hipoclorito, o que diminuiu bastante o número de crianças doentes”, concluiu.
Na casa da D. Damiana e do S. Francisco que são agricultores e precisam de água para o cultivo, a vida se transformou após a chegada da cisterna. Segundo o S. Francisco, que é agricultor desde criança, a cisterna ajudou no sustendo das 6 pessoas que moram com ele. “Antes era mais difícil, eu precisava ficar esperando os cacimbões para poder buscar água ou então esperar a chuva mesmo, que quase não caia. Agora com as cisternas, a minha casa tem água pra beber, minha mulher tem água boa pra cozinhar e meu sustento é maior”, comemorou o agricultor.
Mais de 60 mil cisternas serão entregues em vários municípios do Ceará, em Barreira a meta de 1500 deve ser atingida até abril.
Critérios para seleção
Segundo a coordenadora do Programa de Cisternas Neyara Lage, as famílias selecionadas devem ser de comunidades rurais, com a renda até meio salário mínimo vindo da agricultura, ser agricultor familiar e não possuir acesso à água em quantidade e qualidade para o consumo humano.
O valor investido nas construção das cisternas são oriundos do Governo do Estado através do Fundo Estadual de Combate a Pobreza – FECOP e do Governo Federal através do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome – MDS.
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Desenvolvimento Agrário
Marina Filgueiras – marina.filgueiras@sda.ce.gov.br – 85- 3101-8137
Aécio Santiago – aecio.santiago@sda.ce.gov.br – 85- 3101-8137