Segurança Alimentar é tema de encontro entre vice-governadora, secretários e Comitiva do governo indiano

20 de janeiro de 2016 - 00:00

O encontro reuniu nesta quarta-feira (20) comitiva do governo indiano com a vice-governadora Izolda Cela para intercâmbio de experiências sobre Segurança Alimentar

Debater e conhecer experiências na área da segurança alimentar entre países considerados emergentes foi a pauta do encontro de hoje, na manhã desta quarta-feira (20), no Palácio da Abolição, coordenada pela vice-governadora do Ceará Izolda Cela e a participação de uma comitiva do Governo da Índia, do secretário do Desenvolvimento Agrário Dedé Teixeira e do secretário Josbertini Clementino, do Trabalho e Desenvolvimento Social.

A vice-governadora Izolda Cela explicou mais amplamente a importância dos programas sociais consolidados pelos governos Lula e Dilma Rousseff e que garantiram o acesso a bens como alimento, moradia, saúde e educação a uma camada da população que até então era desatendida. “O combate à fome, por meio do Fome Zero, foi uma grande mudança de rota para o Brasil se alinhar a questão da segurança alimentar e garantir os direitos básicos a esses brasileiros”, explicou Izolda.

 

Os oficiais indianos pertencem ao Departamento de Segurança Alimentar da Índia e visitam o Brasil no intuito de trocar experiências para a melhoria da lei de segurança alimentar e nutrição da Índia, reeditada em 2013. No início da semana, eles estiveram em Brasília, para reuniões com o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e outras instâncias.

Os programas de segurança alimentar naquele país já existem há cerca de 75 anos, mas só em 2013 foi criada uma legislação para o assunto. Atualmente, 200 milhões de famílias são atendidas pelos programas de governo, que concentra parte das ações na distribuição de alimentos.

Assistência técnica

O secretário Dedé Teixeira destacou que entre os programas brasileiros, o Brasil Sem Miséria atende a cerca de 40mil famílias durante o período de um ano, através de assistência técnica a agricultores familiares no valor do total do projeto de U$S 600 por ano. “Esse trabalho é fundamental no processo de autonomia das famílias e trabalhadores, que vão conquistando auto estima e se capacitando para uma produção qualificada”, falou o secretário Dedé Teixeira.

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Desenvolvimento Agrário

Aécio Santiago – aecio.santiago@sda.ce.gov.br – 85- 3101-8137

Marina Filgueiras – marina.filgueiras@sda.ce.gov.br – 85- 3101-8137

Fotos: Tuno Vieira