Hora de Plantar Safra 2016 será lançado neste sábado no Cariri

21 de janeiro de 2016 - 13:51

O projeto de distribuição de sementes Hora de Plantar terá 132.600 produtores beneficiados para o ano de 2016. Evento de lançamento acontece no Cariri neste sábado (23)

O Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), vai lançar no Cariri, na Ceasa no município de Barbalha, a partir das 9h, o Projeto de distribuição de sementes Hora de Plantar Safra 2016. Na ocasião, serão feitas entregas simbólicas de sementes para agricultores familiares da região.

Criado para atender com sementes e mudas de elevado potencial genético os agricultores de base familiar do Estado, o Projeto Hora de Plantar tem contribuído para o aumento da produção e produtividade e para a melhoria das condições de vida do homem do campo, proporcionando aumento de renda e segurança alimentar.

A meta para esta edição de 2016 do projeto é 3mil toneladas de sementes destacando-se milho híbrido, milho variedade, sorgo forrageiro, mamona, feijão caupi e feijão phaseolus. Ofertará também 400 mil mudas de cajueiro anão precoce, 234 mil mudas de essências florestais nativas e exóticas, 6.245 m³ de manivas e 8 milhões de raquetes de palma forrageira.

Em virtude da seca ocorrida em 2015, o Governo baixou portaria isentando os beneficiários do Projeto Hora de Plantar nesta 28ª edição do pagamento das sementes e mudas recebidas. O valor do Projeto Hora de plantar de 2016 é de R$ 17 milhões com recursos do Fecop (Fundo Estadual de Combate à Pobreza) para as aquisições e de R$ 1 milhão para a parte operacional.


Participam do Projeto 182 municípios, ficando de fora apenas Fortaleza e Eusébio, que não possuem zona rural.

O pagamento será efetuado nas agências da ECT (Empresa dos Correios e Telégrafo) da seguinte forma:

Sementes – 50% do valor logo após a colheita;

Mudas de Cajueiro – 100% do valor no 4º ano após o recebimento;

Mudas de Essências Florestais – 50% do valor no 4º ano após o recebimento;

Manivas – 50% do valor no 2º ano após o recebimento;

Palma Forrageira – 20% do valor após o 2º ano de recebimento.

 

Calendário

 

As sementes já começaram a ser distribuídas desde a última segunda-feira (11) para os municípios do Cariri e região da Ibiapaba. Na sequencia, a distribuição será feita nos municípios das regiões do Sertão Central e Sul, Inhamuns e Baturité.

Os armazéns regionais de distribuição são localizados em Fortaleza, Morada Nova, Tianguá, Marco, Campos Sales, Barbalha, Milagres, Iguatu, Quixeramobim, Crateús e Tauá. Dos armazéns regionais, as sementes serão apanhadas pela Ematerce para os municípios e a partir daí serão distribuídas para os (as) agricultores (as) familiares. No caso das mudas de Cajueiro Anão Precoce, Essências Florestais, Palma Forrageira e Manivas, os fornecedores entregarão diretamente aos municípios em até três localidades definidas pela Ematerce.

 

Pioneirismo

Há 29 anos o Projeto Hora de Plantar é pioneiro no País em atendimento à produtividade agrícola e segurança alimentar, sendo referência e adotado em outros estados. O Projeto tem como público-alvo o  agricultor familiar (proprietário, parceiro, posseiro, meeiro ou arrendatário), o qual recebe sementes e/ou mudas.

 

Critérios adotados para a seleção dos beneficiários

– É obrigatório um “atestado” da Adagri (Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará) declarando que as raquetes de palma forrageira estão livres da Cochonilha do Carmim;

– Somente os (as) agricultores (as) cadastrados (as) e adimplentes com o projeto poderão continuar como beneficiários do Projeto;

– A Ematerce poderá inscrever novos produtores, no caso de sobras de sementes e mudas;

– Os (as) agricultores (as) familiares, obrigatoriamente assinarão um Termo de Responsabilidade (anexo) comprometendo-se a utilizar as sementes e mudas recebidas exclusivamente em suas áreas de plantio;

– Os (as) agricultores (as) que estiverem constando no sistema como inadimplentes deverão apresentar o comprovante de pagamento para fazerem jus ao recebimento de sementes e mudas. Caso não tenham pago, será impresso o Boletim de Movimentação – BM de código     de barra, para o pagamento nas agências dos Correios, sendo necessário a Ematerce recolher a cópia do documento de confirmação do pagamento;

– Em caso de perda do documento de pagamento, fica o técnico da EMATERCE responsável pela confirmação do pagamento;

– O Produtor deverá dispor da Inscrição no Projeto, RG e CPF;

 

Distribuição de Sementes

 

A distribuição direta e os estímulos indiretos da utilização de sementes e mudas de alta qualidade e produtividade, recomendadas por instituições de pesquisa, a exemplo da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), estão contribuindo para que o aumento na produção de milho, sorgo forrageiro, feijão caupi, castanha de caju e seus subprodutos, mandioca, palma forrageira mais adaptada ao nosso clima semiárido, sejam menos dependentes das precipitações pluviométricas.

 

É fato comprovado que nos anos de pluviosidade normal, o Estado consegue significativas produções agrícolas, suficientes para atender parte do consumo local. Com a distribuição de mudas de espécies florestais nativas e exóticas, a SDA espera estar contribuindo para a recomposição vegetal, principalmente em áreas sujeitas à desertificação.

 

Metas para 2016

 

– Ofertar 3.122,3 toneladas de sementes de diversas culturas. Dentre as sementes ofertadas se destacam: 412,5 t de milho variedade, 2.009,52 t de milho híbrido, 532,24 t de feijão caupi, 40 t de feijão Phaseolus, 187,71 t de sorgo forrageiro e 15 t de mamona.

– Ofertar 6.092 m³ de semente maniva, 400.000 mudas de cajueiro anão precoce e 8.000.000 raquetes de palma forrageira.

– Ofertar 247.500 mudas de espécies florestais nativas e 30.000 mudas de espécies florestais exóticas.

– Ofertar 5.000 mudas de espécie florestal agroindustrial.

– Beneficiar cerca de 132.600 agricultores/as de base familiar, sem repetição.

 

Serviço

Lançamento Projeto Hora de Plantar Safra 2016

Data: Sábado, 23 de janeiro de 2016

Horário: A partir das 9h

Local: Ceasa Cariri – Av. Sampaio Leão, S/N – Bulandeira – Rodovia CE- 060, KM8 – Barbalha – CE

 

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Desenvolvimento Agrário

Aécio Santiago – aecio.santiago@sda.ce.gov.br – 85- 3101-8137

Marina Filgueiras – marina.filgueiras@sda.ce.gov.br – 85- 3101-8137