Secretário participa da abertura da CEATER

24 de fevereiro de 2016 - 15:39

A abertura da 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural Da Agricultura Familiar e Reforma Agrária no Ceará – CEATER, aconteceu no Condomínio Espiritual Uirapuru

 

Na manhã de hoje (24), às 9h aconteceu à abertura da 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural Da Agricultura Familiar e Reforma Agrária no Ceará – CEATER, que é uma parceria da Secretaria do Desenvolvimento Agrário com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Instituto Agropolos. O evento tem sua programação ao longo do dia de hoje e amanhã.

Trabalhando o lema “Ater, agroecologia e alimentos saudáveis”, a 2ª CEATER busca mostrar nos dois dias de conferência a importância da Assistência Técnica e Extensão Rural como fomentadora da transição agroecológica e, consequentemente, da melhoria e qualidade dos alimentos consumidos no país.

Segundo o secretário do Desenvolvimento Agrário Dedé Teixeira, a conferência é importantíssima para as políticas públicas, pois sem assistência técnica não era possível os avanços no meio rural e na agricultura familiar. “Políticas de Assistência Técnica é um dos principais temas que debatemos nos encontros de agricultura do nordeste, pois temos a consciência da sua importância para a os projetos federais.” Concluiu.

Ainda segundo o secretário, no Projeto São José cerca de 300 planos de trabalho estão sendo criados  incluindo assistência técnica para o fortalecimento da agricultura familiar e no Projeto Paulo Freire está acontecendo capacitação em 31 municípios do Ceará com assistência técnica continuada.

Participaram da abertura, além do secretário de Desenvolvimento Agrário, Dedé Teixeira, o presidente da Ematerce Antônio Amorim, o diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural da Secretaria de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário Marenilson Batista, o diretor técnico da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural – Anater Walmir Severo, o delegado do MDA Francisco Sombra, o secretário executivo do Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável – Condraf Rodrigo Amaral, o superintendente do Instituto Nacional do Desenvolvimento Agrário – Incra Roberto Gomes, o presidente do Instituto Agropolos Maximiliano Medeiros, a representante do Movimento Sem Terra – MST Maria de Jesus, a coordenadora da ASA e conselheira do Condraf Cristina Nascimento, a representante das mulheres rurais da Fetraece Rosângela Ferreira, a representante da juventude rural Rosângela Alves e a representate da rede estadual de colegiados territoriais Juliana Safarin.

Para o diretor técnico da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural – Anater Walmir Severo, a conferência é interessante, pois dela surge grandes propostas. “ A agricultura familiar do Ceará é referência nacional, pois mesmo com seca e demais problemas sempre tem plantação e alimentos saudáveis no campo, o que se precisa é de assistência técnica de qualidade e continuada, e é isso que a conferência quer trazer”, disse.

 

CEATER

Em todo estado do Ceará, nos meses de novembro e dezembro de 2015, foram realizadas quatorze Conferências Territoriais de Assistência Técnica e Extensão Rural da Agricultura Familiar e Reforma Agrária que precederam a 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural da Agricultura Familiar e Reforma Agrária – 2ª CEATER, com a participação de 1.341 representantes da sociedade civil e poder público que, em diálogo, alimentaram esta 2ª Conferência.

A 2ª CEATER é uma etapa, que conjugada com outras conferências estaduais, representa continuidade de um compromisso firmado entre governos federal, estaduais e municipais e sociedade civil organizada, em prol dos serviços de assistência técnica e extensão rural para a promoção do desenvolvimento rural sustentável com base na agricultura familiar e reforma agrária.

Segundo o presidente do Instituto Agropolos, Maximiliano Medeiros, a partir dessas conferências o agricultor familiar traça as políticas públicas que precisa. “Nada mais justo que o próprio agricultor familiar possa ser ouvido e atendido, e esse é o objetivo maior dessas conferências”, concluiu.

O objetivo geral da 2ª CEATER é definir estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da ATER pública e de qualidade aos agricultores e agricultoras familiares do Brasil, por meio do diálogo e interação entre sociedade civil, governos e representações de agricultores e agricultoras familiares, tendo como base a Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (PNATER), e tendo como referência o PNDRSS e o Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (Planapo).

 

Agroecologia

Estas Conferências vêm se fortalecendo a vários anos, em particular, desde as primeiras Conferências realizadas no final de 2011 e início de 2012, quando foram assumidos compromissos garantindo realizações destas de quatro em quatro anos. O tema escolhido para essa conferência é “Ater, agroecologia e alimentos saudáveis”.

Segundo a coordenadora da ASA e conselheira do Condraf Cristina Nascimento, essa conferência tem o grande propósito de colocar a agroecologia como base fundamental para o ATER no Brasil. “ O estado do Ceará deve ficar pautado para que a agroecologia aconteça” concluiu.

 

Mulheres e Juventude no campo

A 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural Da Agricultura Familiar e Reforma Agrária no Ceará – CEATER tem um diferencial: conta com uma quantidade significativa de jovens e mulheres que lutam pelo crescimento das políticas do campo.

Para a representante da Juventude Rural Rosângela Alves, a juventude rural é o caminho para o futuro e a assistência técnica representa do crescimento da extensão rural para todos os segmentos da agroecologia.

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Desenvolvimento Agrário

Marina Filgueiras – marina.filgueiras@sda.ce.gov.br – 85- 3101-8137

Aécio Santiago –  aecio.santiago@sda.ce.gov.br – 85- 3101-8137