Agricultores cooperados recebem doação de trator
1 de março de 2016 - 11:10
Formalizada em 2010, a Cooperativa nasceu da necessidade de se criar uma cooperativa formada unicamente por agricultores familiares em Maranguape
A Cooperativa Agroecológica da Agricultura Familiar do Caminho de Assis (COOPERFAM) e a Prefeitura Municipal de Maranguape assinam nesta terça-feira, 01 de março, o termo de doação de um trator agrícola e um operador de máquina. A iniciativa das duas instituições visa facilitar os trabalhos dos agricultores familiares cooperados. A Cooperfam assume os custos com manutenção.
“A chegada desse equipamento vai nos permitir trabalhar com mais qualidade no preparo do solo. Além disso, vai diminuir os custos de produção, o que nos torna mais competitivos no mercado. A nossa expectativa daqui para frente é a melhor possível”, comemora Aírton Kern, presidente da Cooperfam.
A Cooperativa
Formalizada em 2010, o órgão nasceu da necessidade de se criar uma cooperativa formada unicamente por agricultores familiares, viabilizando assim o desenvolvimento da agricultura familiar da região. Hoje, com cerca de 274 agricultores familiares cooperados e com 98%dos associados sendo mulheres, a COOPERFAM é considerada um sucesso de vendas com mais de 1 milhão em contratos de hortifruti (banana, mamão, acerola e hortaliças em geral).
Apoio da SDA
A Secretaria de Desenvolvimento Agrário continua com o compromisso de estimular a produção de alimentos saudáveis e com um novo modelo de agricultura que privilegia a sustentabilidade, o meio ambiente e a produção agroecológica. A Secretaria, através de programas como o PAA Leite e Fedaf, confirma a parceria com o setor da Agricultura Familiar.