Aprovados recursos do Fecop para pagar bolsas de Agentes Rurais

3 de março de 2016 - 09:06

O presidente Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará – Ematerce, Antonio Rodrigues de Amorim, acompanhou nesta quinta-feira (3) a aprovação, pelo Plenário da Assembleia Legislativa do Ceará, da regularização do uso dos recursos financeiros do Fecop (Fundo Estadual de Combate à Pobreza), concedidas pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico, para que os agentes rurais continuem a prestar orientações agropecuárias e gerencial aos agricultores familiares, assistidos pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará – Ematerce.

A votação contou também com a presença do assistente da presidência, José Bartolomeu Cavalcante, do gerente de Apoio Técnico, Cláudio Matoso e de assessores estaduais.

Para o presidente Amorim, com a aprovação, por unanimidade, dos deputados estaduais presentes, ganham o Serviço de Assistência e Extensão Rural do Ceará e os produtores rurais, haja vista que fica assegurada a prestação de ATER a mais de 130 mil agricultores, em 182, dos 184 existentes.

Há três aos, os agentes rurais deixaram de receber bolsas de transferência tecnológica da Funcap, passando, então, a serem selecionados e ter suas bolsas pagas pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA). Lembra o dirigente da Ematerce que o projeto de lei, aprovado, altera o Art. 4º da Lei Complementar Nº 37, de 26 de novembro de 2003.

 

Agradecimento

Na oportunidade, Amorim, sensibilizado, agradeceu aos deputados que votaram a favor da liberação dos recursos pelo Fecop para pagamento das supracitadas bolsas aos agentes rurais. Agradeceu, também, ao secretário Institucional do Governo do Estado, Nelson Martins, que o considera um excelente articulador.

Encerrando suas declarações, Amorim afirmou que serão pagos, com verba do Fecop, um total de 532 bolsistas, profissionais de nível médio e superior, selecionados pela SDA, e trabalhando para Ematerce no campo. Disse mais que os recursos financeiros são da ordem de R$10.745,00 e que eles são acompanhados pelos assessores estaduais, gerentes regionais, locais e coordenadores de postos avançados, no dia a dia, de suas atividades com os agricultores assistidos pela empresa. Enfim – enfatizou o presidente da Ematerce: “É mais uma vitória para a continuidade da assistência técnica e extensão rural no Ceará, envolvendo os agentes rurais nos trabalhos de campo”.

 

Jornalista Antonio José de Oliveira

Assessor de Comunicação e Ouvidor da Ematerce

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Desenvolvimento Agrário

Marina Filgueiras – marina.filgueiras@sda.ce.gov.br – 85- 3101-8137

Aécio Santiago –   aecio.santiago@sda.ce.gov.br – 85- 3101-8137