Dia de São José é marcado por emoção e conquistas
20 de março de 2016 - 00:00
Em solenidade com cerca de 890 pessoas, em Quixadá, o governador Camilo Santana e comitiva realizou a entrega de um dos maiores investimentos em segurança hídrica e produtiva no tradicional e histórico Dia de São José, neste sábado (19). Foram R$ 179 milhões, que iriam beneficiar mais de 20 mil famílias no interior do estado
Entre beneficiários, prefeitos, deputados, líderes sindicais e de associações, a agricultora Maria Darci Batista, de 73 anos de idade, foi uma das que foram atendidas com o título da terra, na comunidade Boa Água, zona rural de Quixadá. “Agora posso aquietar no meu canto, ter um dinheirinho pra investir e sossegar com meu filho e meu esposo”, disse a agricultora, que recebeu o título da terra de 10 hectares das mãos do governador Camilo Santana e do secretário de Desenvolvimento Agrário Dedé Teixeira. Maria Batista está entre as 340 beneficiadas com o título da terra, que atendeu 391 famílias em Quixadá.
Além do forte simbolismo em que os agricultores acreditam que chuva no Dia de São José é presságio de bom inverno, a solenidade também marcou a continuidade ao Plano Estadual de Convivência com a Seca, apresentado no início de 2015, na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, pelo governador Camilo Santana. As ações foram ampliadas para pequenos projetos, que garantem o melhor uso dos recursos hídricos e a convivência com o semiárido.
Ontem, com a presença de grande comitiva formada por técnicos da Ematerce, Idace (Instituto de Desenvolvimento Agrário do Ceará), do Projeto São José, do Programa Água para Todos, da Coordenadoria da Agricultura Familiar e de Apoio às Cadeias Produtivas da Pecuária, todos vinculados à Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), foi realizada a entrega comitiva fizeram a entrega, neste sábado (19), Dia de São José, de investimentos de R$179 milhões para diversos setores ligados à segurança hídrica, em 98 municípios cearenses.
As entregas ainda aconteceram nos municípios de Ibaretama (Sertão Central) e Mauriti, região do Cariri

Investimentos, reivindicação e transposição
A solenidade, que tradicionalmente acontece no Dia de São José, padroeiro do Estado do Ceará, foi marcada pela presença de cerca de 890 pessoas no Ginásio da Faculdade Rainha do Sertão, município de Quixadá, Sertão Central cearense.
O governador Camilo Santana fez questão de enfatizar os investimentos que vem sendo realizados para minimizar os efeitos do quinto ano de estiagem, segundo previsões dos órgãos de controle e previsão climáticas. “Apesar de estarmos caminhando para o quinto ano consecutivo de estiagem, nunca houve tantos investimentos nas áreas de segurança hídrica como está acontecendo nos últimos anos. Mesmo com toda a crise que estamos atravessando, o Governo Federal não deixou de investir. Em breve, teremos a maior obra que o Nordeste já recebeu, que vai mudar a vida de mais de 12 milhões, que é a transposição do São Francisco”, destacou Camilo Santana aplaudido por centenas de pessoas.
Para o coordenador estadual do MST (Movimento Rural dos Trabalhadores Sem Terra), Francisco Antonio Pereira, quem cresceu e foi atendido com as políticas públicas do Governo Federal e do Governo do Ceará não permitiram a quebra dos direitos desses trabalhos. O coordenador também aproveitou para reivindicar mais investimentos e criação de uma política de distribuição de água para os rebanhos. “Precisamos de uma política voltada para este setor para garantir a subsistência e a renda ,mínima para os pequenos produtores”, disse Francisco.

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Desenvolvimento Agrário
Aécio Santiago – aecio.santiago@sda.ce.gov.br – 85- 3101-8137
Marina Filgueiras – rhaiza.lima@sda.ce.gov.br – 85- 3101-813