Scidades e SDA iniciam piloto para implantação de sistema de informação rural

12 de abril de 2016 - 00:00

A Secretaria das Cidades e o Projeto São José, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA) iniciam nesta segunda-feira (11) a implantação do SIASAR (Sistema de Informação sobre Água e Saneamento Rural) em localidades rurais no município de Aracati

 

De 11 até 15 de abril, uma missão técnica do Banco Mundial irá realizar reuniões de avaliação e ações de campo para a implantação do SIASAR nas comunidades de Canapum, Venâncio, Oiteiro e Santa Tereza, em Aracati, litoral leste do Ceará. O município será o primeiro do Brasil a integrar o Sistema e servirá como modelo para, em um segundo momento do projeto, ser expandido para as demais cidades cearenses.

A partir do piloto, serão definidas a formatação das equipes e a infraestrutura a ser utilizada nos outros municípios, bem como as alterações necessárias para adequar o sistema à situação do saneamento no estado do Ceará. O projeto completo conta com o apoio do Banco Mundial.

A missão é composta de membros do Banco Mundial, Ministério da Integração, técnicos da Secretaria das Cidades, Secretaria do Desenvolvimento Agrário, Cagece e Prefeitura de Aracati.


O SIASAR

O SIASAR consiste em uma ferramenta de informação básica e atualizada sobre os serviços de saneamento rural de um país, sendo possível, entre outras funcionalidades, o monitoramento da cobertura, qualidade e sustentabilidade do serviço de abastecimento de água e esgotamento sanitário da região, o registro do desempenho dos prestadores de assistência técnica e a transferência de dados estatísticos, cruzando base de dados setoriais.

O Sistema de Informação sobre Água e Saneamento Rural, a partir da sua adesão e implementação no Estado, possibilita que gestão de saneamento tenha acesso a dados e diagnósticos essenciais ao planejamento e priorização de ações, permitindo sobretudo a continuidade e efetividade dos investimentos realizados. “O sistema auxiliará na tomada de decisões e na definição e aplicação das políticas de forma eficiente, evitando desperdício de dinheiro público e favorecendo a universalização do saneamento”, ressalta o secretário Lucio Gomes.

 

Programação:

Segunda-feira (11)

Abertura (Secretaria das Cidades):

Durante todo o dia será discutida a metodologia que será aplicada na coleta de dados

 

Terça (12)

Deslocamento para o município de Aracati às 6h

No período da manhã a equipe passará por uma capacitação (local a definir)

No período da tarde a missão dará início ao levantamento de dados na Comunidade de Canapum/Venâncio

 

Quarta-feira (13) – Em Aracati

Pela manhã, a partir das 9h, a missão se encaminha para o distrito de Outeiro e dá início à coleta de informações. Passam o dia na comunidade.

 

Quinta-feira (14)

Durante toda a manhã, a equipe faz o levantamento de informações na comunidade de Santa Tereza.

Após almoço, a missão retorna à Fortaleza.

 

Sexta-feira (15)

Encerramento da Missão (Secretaria das Cidades)

A partir das 9h até o final do dia, os integrantes da missão irão realizar a análise crítica do trabalho executado em Aracati.

 

Serviço:

Implantação do SIASAR nas comunidades de Canapum, Venâncio, Oiteiro e Santa Tereza, em Aracati, litoral leste do Ceará.

Data: Sábado, de 12 a 14 de abril de 2016

Local: Aracati

Horário: a partir das 9h

 

 

Assessoria de Comunicação SDA

Aécio Santiago / aecio.santiago@sda.ce.gov.br

85-3101.8105 / 8137