1ª fase da implantação do SIASAR no Ceará acontece em Aracati
13 de abril de 2016 - 09:38
O evento conta com a presença de representantes da Secretaria das Cidades, Secretaria do Desenvolvimento Agrário, Cagece, Sisar, Ministério da Integração Nacional e Banco Mundial.
A missão técnica do Banco Mundo realizou no município de Aracati, na última terça-feira (12), uma capacitação sobre o SIASAR – Sistema de Informação sobre Água e Saneamento Rural para representantes de órgãos estaduais e federais e para a equipe local. A missão do Banco Mundial ficará no município até sexta-feira (15) onde realizará um projeto pré-piloto para a implantação do SIASAR no Ceará.
Para o técnico do Banco Mundial, Gonzalo, o sistema SIASAR, que já é implantado em muitos países, é simples, moderno e vai ajudar a ter níveis de precisão das comunidades cearenses, aumento a qualidade dos serviços prestados pelas secretarias. “Através da classificação feita pelo programa saberemos quais comunidades precisam de mais atenção e quais aquelas que são referências”, explicou.
A missão vai realizar reuniões de avaliação e ações de campo para a implantação do SIASAR nas comunidades de Canapum, Venâncio, Oiteiro e Santa Tereza. O município de Aracati será o primeiro do Brasil a integrar o Sistema e servirá como modelo para, em um segundo momento do projeto, ser expandido para as demais cidades cearenses.
Segundo a gerente de saneamento da Cagece, Otaciana, com esse projeto as comunidades vão ser divididas em A, B, C ou D, de acordo com o seu nível de qualidade. “É uma ferramenta simples, que vai gerar informações e lançar dados. A partir de então teremos como saber qual comunidade precisa mais da nossa atenção”, completou.
PLANO PILOTO
A partir do piloto, serão definidas a formatação das equipes e a infraestrutura a ser utilizada nos outros municípios, bem como as alterações necessárias para adequar o sistema à situação do saneamento no estado do Ceará.
Com o plano piloto busca-se identificar as principais dificuldades no processo, qualificar a equipe necessária para realizar os processos, estimar os custos necessários e elaborar novas estratégias para a implantação nas localidades.
Para o representante do Banco Mundial, Marcos Miranda, esse projeto é importante não só porque vai classificar as comunidades, mas também por identificar aonde não tem nenhum sistema ou projeto de água.
O SIASAR
O SIASAR consiste em uma ferramenta de informação básica e atualizada sobre os serviços de saneamento rural de um país, sendo possível, entre outras funcionalidades, o monitoramento da cobertura, qualidade e sustentabilidade do serviço de abastecimento de água e esgotamento sanitário da região, o registro do desempenho dos prestadores de assistência técnica e a transferência de dados estatísticos, cruzando base de dados setoriais.
O Sistema de Informação sobre Água e Saneamento Rural, a partir da sua adesão e implementação no Estado, possibilita que gestão de saneamento tenha acesso a dados e diagnósticos essenciais ao planejamento e priorização de ações, permitindo, sobretudo a continuidade e efetividade dos investimentos realizados.
VISITAS
Ainda no primeiro dia da missão no município de Aracati, os representantes visitaram a Associação Beneficente de Canapum onde tinham representantes das comunidades de Canapum e Venâncio.
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Desenvolvimento Agrário
Marina Filgueiras – marina.filgueiras@sda.ce.gov.br – 85- 3101-8137
Aécio Santiago – aecio.santiago@sda.ce.gov.br – 85- 3101-8137