Mais Alimentos viabiliza sonho de jovem agricultor
29 de abril de 2016 - 10:05
O agricultor familiar e estudante de Agronomia, Alexandre Rodrigues Guimarães Silva, 21 anos, de Limoeiro do Norte (CE), viu no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) uma opção para viabilizar seu projeto de ampliação da oferta de água na lavoura. Buscou então financiamento de R$ 61 mil pelo Pronaf Mais Alimentos do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), em outubro de 2015 e, em novembro já tinha os recursos à sua disposição. A linha de crédito faz parte do Plano Safra da Agricultura Familiar 2016/2017, que será anunciado na tarde da próxima terça-feira (3), no Palácio do Planalto.
O agricultor destinou o recurso à instalação de dois sistemas de irrigação: um para aspersão fixa (em três hectares) e outro para micro aspersão (em cinco hectares).
O sítio Jurema, onde Alexandre mora com a família, possui 30 hectares. Destes, 15 são destinados à produção. O agricultor cultiva a terra, há três anos, em comodato com o pai. Nestes 15 hectares, três são ocupados basicamente com milho – colheita de 40 toneladas/ano, usado para ração animal, pois o feijão de corda não vem tendo bom desempenho, pelo custo da mão de obra e pragas surgidas com a seca. Antes eram colhidas, em média, 10 toneladas/ano de feijão. Outros três hectares estão reservados à pastagem para o gado. O rebanho de 30 cabeças de bovinos de corte produz 150 arrobas/ano. Já nos outros nove hectares, ele dedica à produção de banana, que atualmente dá até 15 quilos por cacho.
Banana
A região tem vocação para produção de banana que tem boa aceitação, inclusive em outros estados. O agricultor familiar vende a fruta até para mercados de São Luis (MA). Fornece para compradores fixos, que abastecem supermercados, em quantidades pré-determinadas. A colheita é feita semanalmente, reduzindo consideravelmente o custo de produção para Alexandre. O feijão é vendido localmente para pequenos comerciantes.
O agricultor familiar quer dobrar a área cultivada, ocupando todos os 30 hectares disponíveis, mas está limitado pela escassez de água. Não chove regularmente na região desde 2012. Com a falta de chuva o lençol freático não teve recarga e os poços estão muito baixos. Em 2016 as chuvas continuam muito irregulares.
Alexandre frequenta o sexto semestre do curso de Agronomia, no Instituto Federal do Ceará, campus de Limoeiro do Norte. Faltam apenas quatro semestres para concluir o curso. Depois que acabar os estudos quer se especializar em irrigação. “Gosto muito da vida no campo e da irrigação, que considero a solução para o sertão, com o máximo de tecnologia investida, para economizar água e viabilizar a produção”, diz ele. Para Alexandre o curso ajuda a conhecer novas tecnologias para investir na propriedade.
No futuro o agricultor quer abrir área de produção de coco, para comercializar a água. Mas com a incerteza climática (falta de chuva) está adiando este plano.
Plano Safra 2016/2017
Os agricultores familiares poderão utilizar o Pronaf Mais Alimentos para as seguintes modalidades:
Proteção da produção
Para compra de estruturas para a proteção dos cultivos, como estufas, sistema de irrigação e equipamentos para automatização da produção.
Incentivo à produção sustentável
Recursos para correção da acidez e da fertilidade do solo, implantação e reformas de infraestrutura de captação, armazenamento e distribuição de água. Além de financiar projetos para implantação ou ampliação de sistemas de tratamento de efluentes (resíduos provenientes das indústrias, que são lançados no meio ambiente), compostagem de adequação ambiental.
Investimento em energias renováveis
A partir desta safra o Pronaf Mais Alimentos, passa a financiar a geração de energia de fontes renováveis, como solar, biomassa, eólica, mini usinas de biocombustíveis e substituição de tecnologia de combustível fóssil por renovável nos equipamentos e máquinas agrícolas.
Janete Lima
Ascom MDA
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Desenvolvimento Agrário
Marina Filgueiras – marina.filgueiras@sda.ce.gov.br – 85- 3101-8137
Aécio Santiago – aecio.santiago@sda.ce.gov.br – 85- 3101-8137