Oficina Estadual do PAA Leite 2016

22 de junho de 2016 - 00:00

O evento foi marcado pela assinatura de 2 termos técnicos para dois municípios e o reforço a novas políticas que serão implantadas nesse ano de 2016


Aconteceu nesta quarta-feira (22), no auditório da Secretaria do Desenvolvimento Agrário – SDA, a assinatura de dois termos de Cooperação Técnica do Programa de Aquisição de Alimentos Leite 2016 (PAA) que beneficiaram os municípios de Beberibe e Forquilha.

Os termos foram assinados pelos respectivos prefeitos de  Gerlásio Martins e Michele Cariello na presença do secretário do Desenvolvimento Agrário Dedé teixeira, do coordenador de Desenvolvimento Territorial E Combate à Pobreza  Rural (Codet) Esaú Matos, da coordenadora estadual do PAA –Leite Gizele Morais e da representante do conselho nacional de segurança alimentar e nutricional – Consea Mônica Macêdo.

Apesar do quinto ano de estiagem e das dificuldades lançadas nesse cenário, o coordenador da Codet Esaú Matos ressaltou a importância que o secretario Dedé Teixeira , Wilson Brandão e Felipe Pinheiro tiveram na política para articular que as ações do Programa PAA – Leite não sofressem restrições  “Diferentemente de outros Estados, esse ano o Ceará não corre o risco de ter atraso nos seus pagamentos, isso é gestão direta e árdua não só do secretário Dedé Teixeira, mas também dos secretários Wilson Brandão e Felipe Pinheiro”, comenta. Na ocasião, dos 93 municípios que aderiram ou se credenciaram nos termos do edital do PAA estiveram presentes 60 municípios através dos seus prefeitos ou representantes.

 

Gestão de crise e gerenciamento

O cenário de poucas chuvas e a estiagem que atinge não só o Estado do Ceará, mas todo o Nordeste fez com que o Governo do Estado realizasse reuniões semanais com foco nos relatórios municipais com finalidade de evitar um colapso d’água nos municípios. “O governador criou, no seu próprio gabinete, uma reunião todas as semanas para discutir as ações emergenciais  de convivência com a seca e evitar que as cidades possam ter um colapso d’água”, explicou o secretário da SDA. Para manter o controle da situação hídrica há um monitoramento das cidades para que possa prevenir ou colocar em prática ações de efeito rápido.

 

Novas Políticas


Este ano o PAA – Leite terá como foco o fim das filas de leite que já é um posicionamento do Governo Federal e nesse ano não será trabalhado com a feira do leite, mas sim no atendimento do Programa nas escolas.

Nessa etapa do PAA todo os procedimentos que o envolvem passaram por uma nova política de segurança alimentar : a Política de segurança alimentar e nutricional, que através da Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional – Caisan, composta por 12 órgãos,  irá garantir ao consumidor um produto de qualidade e avaliado segundo os parâmetros de segurança alimentar.

Atualmente 25 municípios já se cadastraram no Sistema de segurança alimentar e nutricional (Sisan), o que faz com que o Estado do Ceará ganhe destaque e visibilidade Nacional na política de segurança alimentar.

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário
Aécio Santiago – aecio.santigo@sda.ce.gov.br –  3101-8137
Bruno Andrade – bruno.martins@sda.ce.gov.br- 3101-8137
Marina Filgueiras – marina.filgueiras@sda.ce.gov.br – 3101-8137