FECEAF: IX edição movimenta mais de R$ 1 mi
5 de julho de 2016 - 00:00
Nesse ano, o evento ganhou destaque com a degustação de produtos ovinos e caprinos que foi realizada pela primeira vez na feira
A Feira Cearense da Agricultura Familiar (FECEAF), realizada no parque de exposição Governador César Cals, reúne os mais variados produtos fabricados por agricultores de todo o estado, teve em sua nona edição a movimentação total de RS 1.280.000,00 (um milhão e duzentos e oitenta mil reais) em vendas de produtos. Entre os itens comercializados estão queijos, doces e iogurtes derivados do leite de cabra.
A degustação de produtos ovinos e caprinos foi destaque por quem experimentou os alimentos como também pelos próprios expositores. “Sou caprinocultor há seis anos , vendo leite para o programa fome zero e produzo queijos e doces. Esse tipo de evento veio para alavancar a caprinocultura cearense que antes estava esquecida. Tínhamos os animais, mas não tínhamos a quem vender o produto e hoje temos a quem vender que é ao governo federal, por meio do Programa Fome Zero”, comenta o produtor Odail Lopes Carneiro Junior, do município de Banabuiú.
Segundo os organizadores da feira o evento teve um público aproximado de 20 mil pessoas durante os três dias de evento. A Feceaf serve de vitrine para os produtores e isso reflete no desempenho das vendas de seus produtos. Os apicultores do município de Ararendá exportaram mais de oito mil toneladas de mel, isso mostra a importância do evento para a agricultura familiar.
Além do que foi vendido, outros setores da feira ganharam visibilidade pela atividade desempenhada. A casa de farinha, responsável por fazer a venda de produtos como rapaduras e uma diversidade de farináceos, recebeu um público maior em relação a edição passada. O destaque também fica para o estande da Universidade Federal do Ceará (UFC) que trouxe uma amostra de tipos de culturas plantadas ministradas por alunos da universidade.
Destaques
Na edição deste ano a feira contou com o atrativo da degustação de produtos como doces e iogurtes derivados do leite de cabra, mas as novidades da feira não param por ai, pois durante a degustação os técnicos da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e membros da organização avaliavam os produtos expostos para concorrer a kits de higienização da ordenha.
“Essa feira é boa porque nós pegamos experiência não só sobre o que criamos, mas também temos uma resposta da população sobre a qualidade do nosso produto”, afirma o produtor Francisco Jackson , do município de Banabuiu.
Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário
Aécio Santiago – aecio.santiago@sda.ce.gov.br – 3101-8137
Bruno Andrade – bruno.martins@sda.ce.gov.br – 3101-8137