SDA entrega caminhão de carroceria no Crato
15 de julho de 2016 - 00:00
Nesta semana de Expocrato, a Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), através da Coordenadoria do Desenvolvimento Territorial e Combate à Pobreza Rural (Codet), realizou a entrega de um caminhão de carroceria de madeira, no valor de R$ 137.500,00. O caminhão, com capacidade de transporte de 8.250 kg, foi entregue para a Associação Rural do Crato. O recurso do veículo é do Programa Nacional de Desenvolvimento Sustentável de Territórios Rurais – PRONATe do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop). O coordenador da Codet e o secretário Dedé Teixeira participaram de toda solenidade em conjunto com representantes do Núcleo Dirigente do Território do Carir e NEDETs.
Este veículo auxiliará diretamente no transporte dos produtos como macaxeira, banana, galinha caipira, ovos, sequilho, piqui entre outros. O caminhão fortalecerá a atividade de 40 agricultores familiares associados, facilitando sua comercialização e incrementando a Agricultura Familiar.
“Realizamos essa entrega com a certeza de que o trabalho feito com seriedade traz à população grandes benefícios. Isso mostra que o papel desenvolvido pela SDA com a ajuda dos técnicos e órgãos parceiros muda para melhor a vida do produtor rural”, comenta o secretário.
Com essa ação o Governo do Estado Cearense, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário, incentiva os agricultores nas suas atividades diárias e com a aquisição deste caminhão possibilitará uma maior rentabilidade nos trabalhos realizados no campo.
Fecop
O Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop) trata-se de um Fundo Especial de Gestão, de natureza contábil, cuja finalidade consiste em viabilizar, para a população pobre e extremamente pobre do Estado do Ceará, acesso a níveis dignos de subsistência, mediante a aplicação de recursos em ações suplementares de nutrição, habitação, educação, saúde, saneamento básico, reforço da renda familiar, combate à seca, e outros programas de relevante interesse social, de modo a promover a melhoria da qualidade de vida.
É constituído por uma reserva de receitas, cujos produtos se vinculam à realização da aludida finalidade, composta com os seguintes recursos: parcela do produto da arrecadação correspondente ao adicional de dois pontos percentuais, na alíquota do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transportes Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação – ICMS, ou do imposto que vier a substituí-lo, incidente sobre os produtos e serviços especificados na Lei Complementar nº 37/2003, com suas respectivas alíquotas; dotações orçamentárias, em limites definidos, anualmente, na Lei de Diretrizes Orçamentárias; doações, auxílios, subvenções e legados, de qualquer natureza, de pessoas físicas ou jurídicas do País ou do exterior; receitas decorrentes da aplicação dos seus recursos; e outras receitas que vierem a ser destinadas ao Fundo.
Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário
Aécio Santiago – aecio.santiago@sda.ce.gov.br – 3101-8137
Bruno Andrade – bruno.martins@sda.ce.gov.br – 3101-8137