Tributo ao disco “Alucinação”,de Belchior, marca a primeira visita de jovens assentados ao TJA
21 de julho de 2016 - 11:37
Apresentação contará com presença de 40 jovens de oito comunidades de assentamentos rurais, de Santa Quitéria, Itatira e Canindé, que terão a oportunidade de visitar o TJA pela primeira vez, em parceria entre o Theatro, a banda Trovador Eletrônico e o Núcleo Tramas/UFC, com apoio do Ministério do Desenvolvimento Agrário
O Theatro José de Alencar, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), recebe neste sábado, 23/7, um tributo especial ao disco “Alucinação”, de Belchior, com grandes músicos de Sobral. É o show ” Canto Torto”, um espetáculo musical da banda Trovador Eletrônico, em celebração aos 40 anos do álbum que se tornou um dos mais aclamados da música brasileira, reunindo vários clássicos que marcaram em definitivo a carreira do cantor e compositor, nascido em Sobral.
“A poética do disco aborda temas de relevância social e as inquietações humanas, além das questões políticas próprias da época em que foi lançado. Suas canções foram eternizadas em grandes vozes da música brasileira, como Elis Regina, Fagner, Ednardo, Jair Rodrigues e, mais recentemente, Los Hermanos, Engenheiros do Hawaii e Ana Carolina, apenas para citar alguns intérpretes de sua obra”, destacam os integrantes do Trovador Eletrônico, formado por seis latino-americanos sem parentes importantes e vindos do interior: Fernando Madeira (bateria), João Marcos (baixo), Anderson Freitas (teclado), Kelvin Mota e Robson Emanuel (guitarra e violão) e Léo Mackellene (vocal).
Somando-se ao tributo ao disco “Alucinação”, o repertório do show contempla outros clássicos do cantor, percorrendo faixas de outros álbuns, em arranjos semelhantes aos originais, como pôde conferir o público que lotou o Teatro São João, em Sobral, na estreia do espetáculo, no último dia 20 de maio.
“O show é um convite à celebração e ao reconhecimento à genialidade não apenas do disco, mas, sobretudo, do compositor, que em 2016 completa 70 anos de idade. Nada mais justo aos músicos de Sobral do que prestar um tributo ao inenarrável sobralense Belchior, por sua dedicação, lucidez e subversão artísticas”, ressaltam os integrantes do Trovador Eletrônico.
Jovens de assentamentos conhecerão o TJA
O show em homenagem a Belchior também contará com espectadores especiais: 40 jovens de oito comunidades de assentamentos rurais, de Santa Quitéria, Itatira e Canindé, que terão a oportunidade de visitar o TJA pela primeira vez e assistir á apresentação, gratuitamente.
A presença dos jovens foi é fruto de parceria entre o TJA, a banda Trovador Eletrônico e do projeto ligado ao Núcleo Tramas/UFC, para o fortalecimento da juventude rural, com apoio do Ministério do Desenvolvimento Agrário. O projeto, coordenado pela Profa. Dra. Raquel Rigotto, da Faculdade de Medicina da UFC, se chama “Meio Ambiente, Saúde, Comunicação e Cultura: Transformações Territoriais e a Juventude no Sertão Central Cearense”, e integra ações do Pronera (Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária).
“Esse público tem tudo a ver com a proposta do show, pela própria história do Belchior, um rapaz latinoamericano sem dinheiro no bolso, sem parentes importantes e vindo do interior. E também pela história de vida que ele conta na música ‘Fotografia 3X4’, do lado B do disco ‘Alucinação'”, ressalta o vocalista do Trovador Eletrônico, Leo Mackellene.
Fonte: Secretaria de Cultura (Secult)
Serviço:
Tributo ao disco “Alucinação, do músico Cearense Belchior
Local: Theatro José de Alencar
Hora: 20h
Evento Gratuito