Palestra sobre Palma Forrageira é ministrada em Ipaumirim
1 de agosto de 2016 - 10:29
A palestra teve participação de agricultores dos municípios de Ipaumirim, Lavras da Mangabeira, Baixio e Cedro
A Secretaria do Desenvolvimento Agrário, através da Coordenadoria de Apoio às Cadeias Produtivas da Pecuária, ministrou no última quinta-feira (28) uma palestra sobre Cultura da Palma Forrageira, no município de Ipaumirim. Também participaram da palestra agricultores e produtores dos municípios de Lavras da Mangabeira, Baixio e Cedro.
O coordenador de Apoio às Cadeias Produtivas da Pecuária Márcio Peixoto, responsável pela palestra, apresentou para os agricultores e produtores a cultura da palma forrageira do seu plantio até a colheita, mostrando as variedades de produção e a escolha e cuidado das raquetes para o plantio. Segundo Márcio a palma possui características que permitem sua sobrevivência no semi-árido, elevando a produtividade e qualidade alimentar dos rebanhos cearenses.
Participaram também da palestra os responsável pelo Escritório Regional da Ematerce, Mauro Nogueira e Sulenia Sampaio, a responsável pelo IFCE Érica Araújo e o técnico da Coordenadoria de Apoio às Cadeias Produtivas da Pecuária, Bruno dos Santos.
Após a palestra, o coordenador Márcio Peixoto e o técnico Bruno dos Santos visitaram a cultura de Palma da Fazenda Vila Verde no município de Russas, para analisar o projeto beneficiado pelo São José III. Somente em 2016 foram entregues oito milhões de raquetes de Palma Forrageira através do Programa Hora de Plantar.
Função Ambiental
Cada vez mais tem sido destacada a grave situação de degradação e até desertificação de algumas regiões do semiárido nordestino e a Palma Forrageira representa uma importante ferramenta no combate à desertificação, recuperação de áreas degradadas, proteção do solo e combate à erosão e na captação do CO².
Produtividade
As produtividades obtidas com a Palma Forrageira comprovam seu potencial para representar o principal suporte forrageiro da região nordestina. No Ceará, as espécies mais cultivadas são Opuntia SSP (gigante e orelha de elefante mexicana) e Nopalea (IPA-SERTANEA ou Baianinha)
Assessoria de Comunicação Secretaria Desenvolvimento Agrário
Marina Filgueiras – marina.filgueiras@sda.ce.gov.br
Aécio Santiago – aecio.santiago@sda.ce.gov.br