Comitê da Estiagem discute projetos alternativos

9 de agosto de 2016 - 00:00

A reunião semanal do Comitê Integrado de Combate à Estiagem no Estado do Ceará aconteceu, nesta segunda-feira (8), contou com a apresentação da Secretaria de Agricultura do município Quixeramobim

Visando ampliar o debate e as demandas do quinto ano de estiagem, membros do Comitê Integrado de Combate à Estiagem receberam a visita de técnicos da Secretaria de Agricultura de Quixeramobim, que apresentaram alguns projetos voltados para a segurança hídrica e produção de leite bovino.

O projeto InfoLeite, segundo o técnico agrícola Cristiano Paes, vem dando resultados muito satisfatórios de aumento de produção do leite a partir do uso do milho rehidratado. “Desde o início do projeto já conseguimos um aumento de 30% na produção de alguns animais, a maioria usada por produtores familiares”, explicou Cristiano Paes.

A técnica do chamado milho híbrido consiste no uso do grão úmido reidratado na dieta dos animais, que tem melhorado a digestabilidade em 84% das vacas leiteiras, garantindo melhores resultados produtivos do rebanho. O projeto tem o acompanhamento da Coordenadoria de Apoio às Cadeias Produtivas da Pecuária da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA)

Através do projeto, atualmente, 141 produtores estão sendo assistidos, 310 animais estão inseminados e 2.299 vacas estão em processo de lactação, o que representa 66% do rebanho assistido. O processo de melhoramento genético do rebanho tem sido uma das fases importantes do projeto, que conta a doação de cinco mil doses de sêmen, 10 inseminadores e 100 animais prenhezes (que em poucos meses darão cria a 100 novos animais melhorados geneticamente). O projeto também conta com a consultoria do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Também participaram da reunião o secretário de Desenvolvimento Agrário Dedé Teixeira, o presidente da Ematerce Antonio Amorim, o secretário de Agricultura de Quixeramobim Antônio Célio de Oliveira e membros do Exército, da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros, que atuam regularmente nas ações e no planejamento de combate à estiagem. 

Perfuração de poços

Durante a reunião do comitê foi apresentado, também, o acordo fechado entre o Governo do Ceará, através da Sohidra (Superintendência de Obras Hidráulicas) e prefeituras municipais para perfuração de poços. Segundo o representante da SDA no comitê, Ademarzinho Ponte Holanda, a previsão é de que sejam perfurados 525 poços até o final do ano, totalizando 1.305 poços.

“No acordo, a Sohidra fica responsável pela perfuração enquanto as prefeituras ficam encarregadas pela instalação. Onde o sistema de abastecimento é atendido pela Cagece, o órgão fica responsável junto com a prefeitura pela instalação. Onde for atendido pelo SAAE (Sistema de Abastecimento de Água e Esgoto) mesmo processo. Isso vai agilizar o processo de instação dos poços”, explicou Ademarzinho.

A reunião onde foi fechada o acordo teve a participação do governador Camilo Santana, do  superintendente adjunto da Sohidra, Wanderley Augusto Guimarães e técnicos da SDA.

 

Assessoria de Comunicação Secretaria Desenvolvimento Agrário

Aécio Santiago – aecio.santiago@sda.ce.gov.br

Marina Filgueiras – marina.filgueiras@sda.ce.gov.br