Novos Sertões: o Semiárido contado por nossa gente
10 de agosto de 2016 - 11:09
Apresentação
Neste ano de 2016, o Ceará iguala uma marca que no século passado só aconteceu três vezes (1930-1937 / 1951-1955 e 1979-1983); um período de seca de cinco anos consecutivos. Sem contar outros períodos de grande estiagem nos remotos séculos XVIII e XIX, a vida do sertanejo no semiárido sempre foi um desafio à parte.
Como acontece em países como Israel e outras regiões do mundo onde o convívio com a pouca água já é gerenciado e consegue-se ainda alcançar processos produtivos, no Semiárido nordestino os desafios postos são da mesma magnitude e importância. Apesar do quinto ano consecutivo de estiagem já configurado, a Região Nordeste já não produz imigrantes como no século passado, quando caminhões de pau de arara saíam de vários municípios com milhares de agricultores para as cidades do Sul e Sudeste do País.
Hoje, o produtor rural no Ceará e no Semiárido em geral, além de ter uma convivência de mais qualidade de vida com a escassez d’água, produz de forma criativa e usando de todos os recursos disponíveis como a energia renovável e a irrigação por gotejamento, onde o Estado é pioneiro na Agricultura Familiar.
Em 2015, quando se comemorou a publicação do romance ‘O Quinze’, da escritora Rachel de Queiroz, que faz referência ao centenário da grande seca de 1915, várias publicações trouxeram as transformações deste cenário, mas, ao mesmo tempo, revelando o que está em comum com o fenômeno da seca: a luta e a determinação do sertanejo em tornar melhor seu lugar para viver.
A Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), por meio da Assessoria de Comunicação & Marketing (Ascom) desenvolve o projeto editorial “Novos Sertões: o Semiárido contado por nossa gente”, uma série de reportagens que visa contar essa nova história vivida nos nossos e novos sertões cearenses, desse novo agricultor organizado em cooperativas e associações, alfabetizado, com acesso às políticas públicas de financiamento, engajado no desafio de garantir uma melhor qualidade de vida à sua família.
A série de 10 reportagens, publicada no site www.sda.ce.gov.br e na página oficial da secretaria no Facebook, a partir de 9 de agosto, criada e coordenada pelo jornalista Aécio Santiago, é desenvolvida pela equipe: Marina Filgueiras (Jornalista), Bruno Andrade (Estagiário de jornalismo), Elane Lima (Direção de arte), Tuno Vieira (Fotógrafo) e Luan Herculano (Revisão e redação). O material será composto, de forma inédita, de uma Caixa contendo DVD com as reportagens e vídeos sobre a experiência vivida por toda equipe.
Nesta primeira reportagem, a jornalista Marina Filgueiras aborda o tema sobre o primeiro Programa de Reuso instalado no Ceará.
Assessoria de Comunicação Secretaria Desenvolvimento Agrário
Aécio Santiago – aecio.santiago@sda.ce.gov.br
Marina Filgueiras – marina.filgueiras@sda.ce.gov.br