Secretário recebe demandas do MST em Aracati
25 de agosto de 2016 - 00:00
O secretário Dedé Teixeira reuniu-se, na manhã desta quinta-feira (25), com integrantes de assentamentos do MST do município de Aracati. Principais demandas são de recursos hídricos
O Governo do Ceará vem intensificando cada vez mais as ações voltadas para o convívio com o quinto ano de estiagem e na manhã desta quinta-feira (25), por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA) o secretário Dedé Teixeira recebeu pauta de demandas de integrantes de assentamentos do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), do município de Aracati, Litoral Leste do Estado.
O encontro faz parte da política de acolhimento das demandas dos movimentos sociais e rurais, que já é marca do governo cearense se estendendo, principalmente, para este período de uma estiagem histórica em todo o Estado.
As principais reivindicações da pauta foram voltadas para investimento em recursos hídricos como a construção de 100 cisternas de enxurrada, que servem de estrutura para produção de pequenas hortas e criação de pequenas aves. Os principais assentamentos a serem atendidos são Conjunto Esperança, Quilombo, São Miguel, São Francisco e Santa Luzia.
Além das cisternas e da perfuração de poços, os assentados também reivindicam a liberação de recursos do Fedaf (Fundo Estadual de Desenvolvimento da Agricultura Familiar) referente a projetos já protocolados na SDA, a maioria voltada para a cadeia produtiva da cajucultura como minifábricas de caju e unidade de produção de mudas. O valor estimado dos projetos é de R$140 mil.
Políticas Públicas
Segundo o secretário Dedé Teixeira, o compromisso do governador Camilo Santana é de total compromisso com os produtores e famílias que vêm sofrendo com a estiagem no Semiárido cearense. “Estamos num esforço conjunto de atender e escutar as comunidades para tentar solucionar os problemas mais emergenciais”, explicou o secretário.
O próximo passo para agilizar as demandas dos assentados de Aracati será o encaminhamento da pauta para as coordenadorias da SDA, responsáveis pelos projetos e a articulação com representantes de entidades como o Sohidra (Superintendência de Obras Hidráulicas) e Banco do Nordeste do Brasil (BNB) para tratar outros pontos da pauta como a renegociação de dívidas dos trabalhadores rurais e perfuração de poços, respectivamente.
Assessoria de Comunicação Secretaria do Desenvolvimento Agrário
Aécio Santiago – aecio.santiago@sda.ce.gov.br
| Próximo > |
|---|