Técnicos da SDA e Banco Mundial visitam Cooperfam

26 de agosto de 2016 - 00:00

Técnicos da SDA e Banco Mundial conhecem de perto os projetos e às ações realizadas pela cooperativa agrícola cearense

Técnicos da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Estado do Ceará (SDA) e do Banco Mundial visitaram a diretoria da Cooperativa Agroecológica da Agricultura Familiar do Caminho de Assis (Cooperfam Ceará), na manhã desta quarta-feira (24/08). O supervisor de inclusão econômica do Projeto São José III, da SDA, Raimundo Felix, destacou que o objetivo da missão é conhecer as condições e a viabilidade técnica das entidades contempladas pelo empréstimo feito pela Secretaria através do Governo do Estado junto ao Banco Mundial. “Neste momento 37 entidades estão sendo financiadas, entre elas, a Cooperfam Ceará, onde apostamos muito.”, destacou.

A economista agrícola do Banco Mundial, Barbara Farinelli, destacou que a visita faz parte do cronograma de agenda do Banco. “Conhecer novas histórias e seus desafios, juntamente com diferentes parceiros públicos e privados, tentar achar soluções para apoiar e resolver esses entraves principalmente de mercado, de produtividade das cooperativas.”

Segundo o presidente da Cooperfam Ceará, Aírton Kern, a visita da missão técnica do Banco Mundial à cooperativa vai além do protocolo e agenda de acompanhamentos de ações realizadas pelo Projeto São José III. “É uma oportunidade de apresentar o cooperativismo aqui no Ceará, em especial, às ações realizadas na Agricultura Familiar e de fazer novos negócios.”, disse.

Mais:

A cooperativa é uma das entidades contempladas pelo Projeto São José III. Parte do recurso financeiro será utilizado para a modernização da fábrica de polpas de frutas e a compra de um veículo utilitário.

O Projeto São José III terá US$ 150 milhões, através de financiamento do Banco Mundial junto ao Governo do Estado. Será executado pela SDA e vai investir em projetos de abastecimento d’água e de desenvolvimento rural sustentável, valorizando as cadeias produtivas da ovinocaprinocultura, apicultura, piscicultura, horticultura irrigada, cajucultura, mandiocultura, pecuária leiteira e artesanato.

Foto: Acervo Cooperfam Ceará

Assessoria de Comunicação Secretaria do Desenvolvimento Agrário

Marina Filgueiras – marina.filgueiras@sda.ce.gov.br

Aécio Santiago – aecio.santiago@sda.ce.gov.br