Novos Sertões: Casa Digital de Cascavel leva cultura virtual e tira crianças das ruas
29 de agosto de 2016 - 11:24
Projetos levam educação para a zona rural do Ceará, aprimoram e estimulam a inclusão digital e acesso à leitura nas comunidades
Reportagem: Marina Filgueiras
fotos: Tuno Vieira
Arte: Elane Lima
Na comunidade de Cristais, no município de Cascavel, o futuro era incerto. Jovens e crianças filhos de agricultores queriam sair do campo e ir para a cidade, pois as dificuldades eram grandes e as oportunidades era quase nulas. Após as aulas, o mais comum era jovens nas praças, procurando algo para fazer, caminhando muitas vezes para o lado errado.
E no meio a todo esse abandono, surgiu a Casa Digital, um projeto do Governo Federal em parceria com a Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), que visa ampliar as oportunidades culturais daqueles que vivem no campo, incentivando a leitura e o acesso a internet. O programa vem contribuindo para o desenvolvimento, o trabalho, a educação e o entretenimento no meio rural brasileiro.
“A Casa Digital foi uma grande vitória para Cristais e para as comunidades vizinhas pois é um avanço na educação. Os jovens de hoje tem a oportunidade que antes não tínhamos. Deixamos de ver jovens nas ruas, usando drogas ou se prostituindo, para ver eles no projeto, usando os computadores para pesquisa e educação. Agora sabemos o que as nossas crianças estão fazendo”, comemora a professora de Ensino Fundamental, Maria Socorro.
Segundo a coordenadora do projeto Casa Digital Sandra Bandeira, o projeto buscar fazer a alfabetização no computador para trazer o adulto para um espaço de cidadania.
Quem chega a casa digital e não tem ideia de como mexer nos computadores recebe ajuda de monitores e professores que são voluntários da própria comunidade, eles são preparados através de cursos de capacitação com noções básicas de informática, uma preparação para que eles possam repassar todo o conhecimento a quem está começando do zero.
Se a tecnologia permite novas vivências, um livro na mão de uma criança aumenta a fantasia e permite que os sonhos virem realidade. A Casa Digital conta também com outro projeto do Governo Federal, Arca das Letras, que incentiva a leitura com a leveza dos contos de fadas.
O pequeno Ícaro de 8 anos, estudante, morador de Cristais e filho de agricultores, agradece a chegada do projeto na comunidade. “Venho todos os dias aqui, sozinho ou com meus amigos da turma. Aqui posso ler vários livros, posso fazer novos amigos e me divertir”. A Escola de Ensino Fundamental Paulo Sarasate, aonde o pequeno Ícaro e outras várias crianças da comunidade estudam, usa a Casa Digital como ferramenta de extensão educacional e incentivo a leitura e a amizade.
Arca das Letras e Casa Digital
O Programa é responsável por implantar espaços públicos destinados a leitura e a capacitação de moradores das comunidades rurais, alfabetizando agricultores jovens e adultos, através de uma metodologia própria denominada de Gestão Compartilhada do Campo.
Além dos equipamentos de informática, toda as casas digitais dispõem de uma biblioteca rural do Programa Arca das Letras com acervo de 200 exemplares nos gêneros infantis, juvenis e adulto, didáticos e de pesquisa, contextualizados com o meio rural.
A política para a área do desenvolvimento agrário tem como prioridade a promoção do desenvolvimento rual sustentável do Estado do Ceará, com ênfase nos agricultores e agricultoras familiares, com participação, inclusão e justiça social.
Por amor a comunidade, voluntária dedica seu tempo as crianças e jovens
Erlane de Freitas Pereira (foto), 24 anos, nascida e criada na comunidade de Cristais, dedica boa parte do seu tempo como funcionária voluntária da Casa Digital. “Faço isso por amor a minha comunidade. O acesso à internet e aos livros que aqui estão mudou muito a população. Hoje, Cristais é uma comunidade de oportunidades, de uma cultura enriquecida, com conhecimento, pesquisa e pode crescer”, conta a voluntária que cuida do projeto como se fosse a sua casa.
Para ser voluntária, Erlane fez um curso de 15 dias, onde técnicas de inclusão digital e do Arca das Letras mostraram como o projeto era importante para a comunidade, principalmente para os jovens.
O brilho do olhar de Erlane reflete tudo que o projeto trouxe de bom para a comunidade. “Eu não acho justo que as crianças fiquem nas ruas, nas praças, soltas por ai. Era preciso um projeto assim, que trouxesse elas pra perto da educação, da leitura, da pesquisa, da internet.”
No total são 40 voluntários, todos jovens e com vontade de ajudar o próximo.
Renda
Através do acesso a internet, a população de Cristais busca oportunidades para aumentar a renda. As agricultoras pesquisam receita de bolos, para aproveitar os sabores da horta e vender para a população. Os jovens aprendem decoração de unha, mecânica e artesanato para complementar a renda dos pais.
“A Casa Digital melhorou a vida da comunidade, não só para juventude mas para toda comunidade, pois aqui podemos imprimir um boleto, uma conta, podemos fazer cadastros entre outros benefícios”, comemorou o produtor rural Narcésio Mendes, morador da comunidade e usuário da Casa Digital desde o início.
* Por Marina Filgueiras