Projeto Paulo Freire promove intercâmbio sobre capacitação e assessoria
2 de setembro de 2016 - 00:00
De 31 de agosto a 03 de setembro, o Projeto Paulo Freire promoveu o primeiro intercâmbio para apresentação de estratégia da assessoria técnica desenvolvida pelo projeto, que contou com a participação de representantes de quatro estados da região Nordeste entre eles Pernambuco, Sergipe, Piauí e Maranhão.
Toda a programação de apresentação da prática do arranjo de assessoria técnica e com as organizações parceiras aconteceu no auditório do Sindicato dos Servidores Municipais do município de Campo Sales, região do Cariri Oeste cearense, onde o projeto Paulo Freire também possui um escritório regional.
Além de promover o intercâmbio com entidades parceiras do projeto Paulo Freire, o encontro tem o objetivo de apresentar os primeiros resultados de experiências exitosas do Paulo Freire nas comunidades de Sítio Arruda e Oiticica, nos municípios de Araripe e Tauá, respectivamente.
Durante todo o encontro, o intercâmbio também recebeu representantes de entidades como Instituto Flor do Piqui, Cáritas, Cetra (Centro de Estudos e Assessoria ao Trabalhador), além de associações e sindicatos. Para a coordenadora do Projeto Paulo Freire, Íris Tavares, esta é uma oportunidade importantíssima para avaliar os primeiros resultados e as estratégias para a execução dos planos de investimento, que é desenvolvido numa parceria entre o Governo do Ceará por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e o FIDA (Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola).
“Já estamos colhendo os primeiros frutos de uma ação que vem resgatando e empoderando as comunidades rurais em situação de pobreza. Dentre as metas do projeto estão previstas 600 projetos produtivos, que deverão beneficiar 30mil famílias de 31 municípios da região do Semiárido cearense atendidas pelo projeto, Cariri-Oeste, Inhamuns-Crateús, Sobra e Vales do Curu-Aracatiaçu”, explicou Íris Tavares.
Conhecimento
A troca de experiências com outros projetos e outras realidades do Semiárido nordestino foi um dos destaques do intercâmbio. No Araripe, técnicos e secretários da Agricultura Familiar conheceram a experiência com o artesanato na Comunidade Quilombola do Sítio Arruda, município de Araripe e a experiência com Horticultura na comunidade Oiticica, no município de Tauá.
Segundo o coordenador regional do Projeto Viva Semiárido do município de Picos, no Piauí, José Manoel de Oliveira, o intercâmbio garante uma visão diferenciada a partir de cada realidade social e econômica. “Isso nos engrandece muito. Já temos uma interligação onde conhecemos alguns programas desenvolvidos nos estados, mas conhecer novos programas e vivências é muito importante para somar ao nosso conhecimento”, esclarece o coordenador.

Marcaram presença na abertura do intercâmbio Luiz Eduardo, coordenador do Cetra região Sobral, Pedro Borges do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Campo Sales, Paulo Sérgio (Flor do Piqui), Rosângela Silva (Procasur), Ednélia Cruz (Associação Quilombola Sítio Arruda), o gerente do escritório Cariri Paulo Freire Josué Dantas, Ítalo Régis do escritório em Tauá, técnicos e supervisores do Projeto Paulo Freire.
Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário
Aécio Santiago – (85) 3101.8105 | 8137
Marina Filgueiras – (85) 3101.8105/ 8137