Abertura da Expoece começa com bom público
5 de setembro de 2016 - 00:00
Cerca de duas mil pessoas visitaram o primeiro dia da Expoece (Exposição Agropecuária e Industrial do Ceará), no Parque de Exposição César Cals, neste domingo (4)
Uma das mais importantes exposições agropecuárias da região Nordeste começou neste domingo (4) com a participação de cerca duas mil visitantes. A 62ª Expoece segue até o próximo domingo (11) e contará com espaço privilegiado para a comercialização e exposição de produtos em 140 estandes montados durante todos os dias do evento, distribuídos em uma área total de 140.000 M².
Cerca de 1,3 mil animais participarão de competições concorrendo a 60 mil reais em prêmios para expositores e criadores participantes. 70 empresas e instituições também estarão presente na exposição. Aproximadamente dois mil e 200 animais estarão expostos, entre bovinos, caprinos, ovinos e equinos. A previsão dos organizadores é de que até o próximo domingo (11) cerca de 200 mil pessoas visitem a Expoece.
Segundo o secretário de Relações Institucionais do Governo do Ceará Nelson Martins, a Expoece tem uma importância não apenas como apresentação dos principais produtos da agricultura familiar e da pecuária do Ceará e da Região Nordeste, mas como integração socioeconômica da realidade urbana e rural. “A maioria de nós vem de um ambiente rural, de famílias nascidas e criadas no campo. É muito importante para outras gerações conhecerem uma casa de engenho, de farinha, os animais”, salientou o secretário Nelson Martins.

Para o presidente da Ematerce (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará) Antonio Amorim, a Expoece simboliza uma luta que o sertanejo vem travando há muito tempo além dos recentes cinco anos de estiagem. “No município de Penaforte presenciamos um trabalho fantástico de produção de frutas por irrigação de gotejamento e águas subterrâneas, onde já se exporta para vários estados do Nordeste. Do maracujá, mamão, goiaba em pleno sertão e numa das maiores secas que vivemos nos últimos 50 anos”, destacou Amorim.
A Expoece 2016 conta com apoio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), Secretaria de Agricultura, Pesca e Aquicultura (Seapa), Prefeitura Municipal de Fortaleza, Câmara Municipal de Fortaleza, Governo Federal, SEBRAE, ADECE, Petrobrás, EMATERCE, CEASA, Instituto Agropolos, IDACE, FAEC, SENAR, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Banco do Nordeste.

Serviço:
62ª edição da Exposição Agropecuária e Industrial do Ceará – EXPOECE 2016
Data: 04 a 11 de setembro de 2016
Local: Parque de Exposição Governador César Cals – Av. Sargento Hermínio Sampaio, 2677 – Monte Castelo
Ingresso: R$5,00
Mais Informações:
Associação dos Criadores do Ceará (ACC)
85 – 3287.4648
Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário
Aécio Santiago – (85) 3101.8105 | 8137
aecio.santiago@sda.ce.gov.br| asscom@sda.ce.gov.br
Marina Filgueiras – (85) 3101.8105/ 8137 | 8730-6462