Assembleia comemora 20 anos de criação do Sisar em sessão solene
23 de setembro de 2016 - 07:58
O coordenador de Programas e Projetos Especiais da Secretaria do Desenvolvimento Agrário, Abelardo Camurça, representou a SDA na sessão solene.
O Sistema Integrado de Saneamento Rural (Sisar) foi homenageado em sessão solene na Assembleia Legislativa na noite desta quarta-feira (21/09), em razão dos 20 anos de criação da entidade. O evento ocorreu no Plenário 13 de Maio. O coordenador de Programas e Projetos Especiais da Secretaria do Desenvolvimento Agrário, Abelardo Camurça, representou a SDA na sessão solene.
“O Sisar atende 24% da população rural do Estado do Ceará, atende 500 mil pessoas, mais de 100 mil famílias que não precisam mais do carro pipa, que não devem favor a ninguém pelo abastecimento de água, que pagam a sua própria água” ressaltou. Na avaliação do parlamentar, o programa propicia dignidade às famílias do Interior que antes não tinha acesso ao abastecimento regular de água.
Para o ex-secretário do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Adolfo de Marinho Pontes, o Sisar é um exemplo de gestão, principalmente, no ponto de vista econômico. “Enquanto a maioria das companhias do Brasil, que explora saneamento em regime de monopólio, tem as suas finanças abaladas, nós temos hoje no Ceará um sistema simples, que consegue controlar as suas finanças com uma gestão equilibrada”, pontuou.
Já o diretor-presidente da Cagece, Neuri de Freitas, afirmou inexistir evolução de infraestrutura e econômica se não houver, inicialmente, saneamento básico. “No caso do saneamento rural, ele (o Sisar) fez com que toda a nossa população rural tivesse um pouco mais de cidadania, tivesse um pouco do que a população urbana obtém hoje nas grandes capitais e nos grandes centros”, comparou.
Durante a solenidade, foram homenageados com placas comemorativas o presidente do Sisar/BAC, Luis Azevedo de Lima; a sênior Water and Sanitation Specialist, do Banco Mundial, Juliana Menezes Garrido; o gerente de Projetos de Mobilidade e Saneamento do Banco KfW, Victor Bustani Valente; o ex-secretário do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Adolfo de Marinho Pontes; o diretor-presidente da Cagece, Neuri de Freitas; e a gerente de Saneamento Rural, Otaciana Ribeiro Alves.
Neuri de Freitas também realizou, durante a solenidade, a entrega da comenda Sisar aos que contribuíram para a melhoria do saneamento rural no Estado do Ceará. Receberam a homenagem o superintendente adjunto do Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor), Mário Fracalossi Júnior,; o coordenador da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA) Josias Farias Neto; e o gerente de Saneamento Rural da Cagece, Helder Cortez.
O Sisar foi criado em 1996 com o propósito de garantir a melhoria da qualidade de vida da população rural, assegurando a prestação dos serviços de manutenção em saneamento básico de forma autogerida e autossustentável. O projeto é uma parceria entre Cagece, Governo do Estado e o banco alemão KfW.
Fonte: Assembleia Legislativa do Ceará
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Desenvolvimento Agrário
Marina Filgueiras – marina.filgueiras@sda.ce.gov.br
Aécio Santiago – aecio.santiago@sda.ce.gov.br