Ematerce realiza supervisões nos Sertões de Crateús e dos Inhamuns
14 de outubro de 2016 - 00:00
Foram realizadas, nos dias 03 a de 07 de setembro de 2016, duas desta feita nas regionais de Crateús e Inhamuns. Estiveram presentes no evento a diretoria executiva da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), sob a presidência de Antonio Rodrigues de Amorim, o diretor técnico Itamar Lemos, os gerentes de Apoio Técnico e de Programas e Projetos, respectivamente, Cláudio Matoso Vilela e Antonio Tarciso Pinto, assessores estaduais e os gerentes regionais e locais dos Sertões de Crateús e dos Inhamuns, respectivamente, Renato e Reginaldo Carvalho da Costa.
Os trabalhos iniciaram-se, primeiramente, pela regional de Crateús, seguindo-se a dos Sertões dos Inhamuns. No decorrer das supervisões, foram feitas apresentações das principais ações extensionistas exitosas, desenvolvidas pela Ematerce, junto ao público assistido, seguidas de visitas a algumas propriedades rurais. Nas aberturas das reuniões, os gerentes regionais reportaram-se aos objetivos do que fora programado e realizado, no campo, em cumprimento às metas traçadas para o exercício de 2016.

O presidente da Ematerce, Antonio Amorim, disse da satisfação em participar, com colegas de diretoria e assessores estaduais de mais duas supervisões regionais, o que possibilita aumentar seus conhecimentos a respeito do que está sendo executado, em benefício dos agricultores, assistidos pela empresa, com vistas ao aumento da produção, da produtividade das lavouras, da pecuária e da renda líquida, possibilitando-lhes, mesmo enfrentando cinco anos de seca, melhores condições de vida.
Atividades realizada nos sertões de crateús e inhamuns
Segundo o gerente regional dos Sertões de Crateús, Reginaldo Carvalho, a programação iniciou-se, no município de Novo Oriente, onde, pela manhã, foi feita uma visita aos trabalhos exitosos, realizados no Assentamento Chaparral.

O Assentamento está composto por 32 famílias em uma área de 1.149,5 hectares. Teve sua implantação, em Janeiro de 2011, e já recebeu mais de 1,6 milhões de reais em investimentos. Contando também com 26 projetos elaborados e contratados pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) para investimentos em perfurações de poços profundos, construções de cercas e depósitos, construção de apriscos e aviários, aquisição de rebanhos bovino e ovino, além da implantação de suporte forrageiro e aquisição de colmeias. Há, também, em implantação, o projeto de palma forrageira, que será uma unidade técnica demonstrativa, cujo objetivo é a multiplicação e disseminação da cultura com apoio da Codevasf.

Ressalte-se que estas famílias ainda utilizam a arte de colocar o caju, dentro de uma garrafa, e que o fruto vai crescendo e, quando chega ao estágio de maturação final, completa-se a garrafa com cachaça artesanal, vendida ao preço de R$ 25,00, cada garrafa, perfazendo assim um complemento de renda para as duas famílias. Além do caju e das culturas de subsistência, as famílias criam galinhas caipiras, como outra fonte de renda. A visita prosseguiu, desta feita, no dia 05/10/2016, período da manhã, à propriedade do casal agricultor, Verônica e Jackson, situada no município de Quiterianópolis, na localidade de Monteiro.
Fonte: Ematerce
Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário
Aécio Santiago – aecio.santiago@sda.ce.gov.br
Bruno Andrade – bruno.martins@sda.ce.gov.br