Asbraer reúne representantes das 27 entidades públicas de Ater do país
3 de novembro de 2016 - 10:33
O Estado do Ceará será representado pelo presidente da Ematerce Antônio Amorim
Nos dias 3 e 4 de novembro, Belo Horizonte será a capital da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater). Representantes de 27 empresas públicas se reunirão na cidade para discutir e avaliar o cenário do setor no país. A Secretaria do Desenvolvimento Agrário e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará será representada pelo presidente da Ematerce, Antônio Amorim.
Um dos principais temas a serem debatidos é a participação do governo federal no financiamento das entidades públicas de Ater. O evento é organizado pela Associação Brasileira das Entidades de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer) e acontece no Royal Golden Hotel.
De acordo com o presidente da Asbraer, Argileu Martins, é preciso reavaliar e ampliar a parceria das entidades estaduais de Ater com o governo federal. Para ele, as empresas desempenham papel importante na implementação de políticas públicas voltadas para a agropecuária nacional. Segundo Argileu Martins, é necessário que o governo federal aumente a participação no financiamento do setor. Atualmente, de acordo com ele, os estados são responsáveis por cerca de 80% dos recursos do serviço de Ater.
“Nós iremos propor, no início do ano que vem, uma proposta de lei para rever essa situação. Também faremos um debate bastante profundo com a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), sobre a forma como ela se relaciona com os estados. Além disso, abordaremos sobre como deve ser a participação da União em parte do financiamento da Assistência Técnica e Extensão Rural”, afirma o presidente da Asbraer.
Durante o encontro da Asbraer, também será discutida uma forma de apresentar para a sociedade os resultados obtidos pelas entidades públicas de Ater.
Além dos presidentes das entidades públicas de Ater, a assembleia da Asbraer conta com a participação de representantes dos governos federal e estadual ligados ao setor. Um deles é o secretário da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário, José Ricardo Roseno. Ele irá abordar o tema Políticas Públicas para a Agricultura Familiar.
Outra presença do evento desta quinta e sexta-feira é a do secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, João Cruz. Ele irá falar sobre a criação do Sistema Integrado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Siapa). Esse sistema, de acordo com ele, vai reunir todas as ações voltadas para a agropecuária em quatro eixos: defesa agropecuária, assistência técnica e extensão rural, pesquisa agropecuária, abastecimento e segurança alimentar. “A proposta é dar oportunidade para municípios, estados e sociedade sugerirem políticas públicas voltadas aos agricultores. Com esse sistema, nós esperamos soluções a longo prazo e a continuidade das políticas públicas independente de governos”, comenta João Cruz.
Asbraer
A Asbraer é uma organização de representação política das entidades públicas estaduais de assistência técnica e extensão rural. Fundada em 1990 a Asbraer busca o fortalecimento e a ampliação da assistência técnica e extensão rural no país. Para isso, atua junto aos órgãos do poder executivo federal, Câmara dos Deputados Federais e Senado.
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Desenvolvimento Agrário
Marina Filgueiras – marina.filgueiras@sda.ce.gov.br
Aécio Santiago – aecio.santiago@sda.ce.gov.br