Fórum Internacional discute desenvolvimento territorial no semiárido
21 de novembro de 2016 - 00:00
O XI Fórum Internacional de Desenvolvimento Territorial será realizado no Centro de Eventos, de 22 a 25 de novembro e deverá reunir representantes das zonas semiáridas e de transição de países como México e do Corredor Seco Centro-americano, países andinos e Brasil. A abertura contará com a presença do governador Camilo Santana e do secretário do Desenvolvimento Agrário Dedé Teixeira
A partir da próxima terça-feira (22), o Ceará será o centro do debate sobre desenvolvimento territorial sustentável com foco nas zonas semiáridas. Entre os participantes, seja na audiência, seja como expositores, deve-se cobrir representações de experiências localizadas de boas práticas nestes vários países, representações de organizações sociais envolvidas com projetos e iniciativas de boas práticas e com a negociação de políticas e projetos de apoio a estas iniciativas, representantes de organismos internacionais que financiam e apoiam tais iniciativas, gestores públicos e dirigentes de órgãos oficiais que atuam em áreas importantes para o desenvolvimento rural. Pesquisadores e representantes de organizações não governamentais e de assessoria e apoio também compõem o público e expositores do evento.
O XI Fórum é uma realização do Governo do Ceará, através da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Projeto São José com a promoção do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) em parceria com o Fórum Permanente de Desenvolvimento Rural Sustentável (Fórum DRS), o Projeto Paulo Freire e o Projeto São José III. Apoiam a iniciativa o Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (FIDA); Instituto Agropolos; Banco Mundial; Secretaria de Desenvolvimento Rural da Bahia; Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR); e Fundação Luís Eduardo Magalhães.
Três eixos se articulam no evento para concretizar os desafios a serem enfrentados para transformar as boas práticas territoriais em embriões de novos modelos de produção, de articulação social e de políticas públicas. São eles: as tecnologias sociais, a gestão social de projetos territoriais, e as instituições e políticas de apoio.
Embora fortemente interdependentes, estes eixos se desdobram em atores distintos e em desafios mais claramente identificados relativos a cada um: o campo das experiências locais; o campo das formas de gestão social das experiências e dos territórios; e o campo das políticas públicas e instituições de apoio e cooperação.
Serviço:
XI Fórum Internacional de Desenvolvimento Territorial
Data: 22 a 25 de novembro de 2016
Horário: a partir das 17h
Local: Centro de Eventos do Ceará – Fortaleza (CE)
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Desenvolvimento Agrário
Marina Filgueiras – marina.filgueiras@sda.ce.gov.br
André Gurjão – andre.gurjao@sda.ce.gov.br
Aécio Santiago – aecio.santiago@sda.ce.gov.br