Proposta discutida no Senado Federal já é realidade no Ceará
23 de novembro de 2016 - 00:00
Reuso de água já é uma política adotada pela secretaria do Desenvolvimento Agrário que tem beneficiado diversos agricultores no Ceará
O Senado deve votar o projeto (PLS 753/2015), que torna obrigatória a implantação de sistemas de reuso direto não potável nas instalações de abastecimento de água e de esgoto sanitário, construídas com recursos da União, como é o caso das moradias do Minha Casa, Minha Vida, por exemplo.
O que é um Projeto no Senado Federal já é uma realidade encarada e executada pelo Governo Cearense através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) que adota o reuso de água para beneficiar o agricultor através de projetos desenvolvidos em parceria com com as coordenadorias e o Projeto São José III.
A utilização desses sistemas de reuso reforçam o compromisso da SDA com as estratégias do Governo Cearense para combater a seca no Ceará. O governador Camilo Santana encaminhou um pacote de medidas à Assembleia Legislativa para que órgãos públicos estaduais priorizem o reuso de água. As ações também incluem incentivos tributários e um programa de apoio à pesquisa científica para a área.
Plano de convivência com a estiagem
No ano de 2016, através do Programa Água Para Todos e execução pelo projeto São José III, foram efetuadas ações para instalação de esgotamentos sanitários, sistemas de abastecimento de água e sistemas de reuso, com o valor total de R$ 284.232.863,51 (Duzentos e oitenta e quatro milhões, duzentos e trinta e dois mil, oitocentos e sessenta e três reais e cinquenta e um centavos) beneficiando 52.957 famílias.
De 2014 a 2016 foram feitas mais de 1.200 intervenções em 125 municípios, a maioria do Semiárido, construindo novos poços e instalando dessalinizadores e chafarizes em antigos. Foram liberados R$74,9 milhões dos cofres do Estado para execução de 201 projetos. Em 2016, 3.269 famílias já foram beneficiadas com sistemas de abastecimento d´água.
Somente em 2015 foram inaugurados 17 novos sistemas de abastecimento d´água atendendo 1.079 famílias das regiões do Cariri, Sertão Centro Sul e Vale do Salgado, Litoral Oeste, Sertão do Canindé e Inhamuns. De acordo com o secretário da SDA, Dedé Teixeira, estão previstos para 2016 investimento em 172 novos sistemas de abastecimento d´água, por meio do projeto São José III.

Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário
Bruno Andrade – bruno.martins@sda.ce.gov.br
Aécio Santiago – aecio.santiago@sda.ce.gov.br