Secretário participa da abertura da FENERJ 2016
25 de novembro de 2016 - 08:10
O Evento visa trabalhar a cadeia produtiva do Leite que vem se estruturando no Estado do Ceará, considerada nos últimos anos uma atividade das mais promissoras do setor agropecuário
O secretário do Desenvolvimento Agrário, Dedé Teixeira, participou na noite de ontem (24) na abertura da Feira de Negócios da Região Jaguaribana – FENERJ 2016, que visa trabalhar a cadeia produtiva do Leite que vem se estruturando no Estado do Ceará, considerada nos últimos anos uma atividade das mais promissoras do setor agropecuário. A Feira vai até domingo (26).
O evento foi estruturado para atender a todos do setor com a realização do seminário da cadeia do leite e derivados, oficinas técnicas, mesa redonda, encontro de negócios, exposição de produtos da cadeia (Queijos e derivados do leite, fornecedores de máquinas e equipamentos, serviços, tecnologia, instituições de apoio) concurso gastronômico de produtos á base de leite e queijos, concurso do queijo coalho regional, exposição do artesanato e outlet da Microempresa, Empresa de Pequeno Porte e Microempreendedor Individual.
Para o secretário Dedé é necessário o fortalecimento da atividade leiteira através da integração das instituições de apoio e fomento ao setor visando fortalecer os elos da cadeia produtiva do leite através da criação de um ambiente favorável que estimule a geração de novas ideias e identifique novas oportunidades de mercado.
O evento contará com um stand da SDA, que apresentará produtos da agricultura familiar e de produção leiteira, com exposição de tanques de resfriamento etc.
Setor leiteiro
Devido a importância da atividade leiteira no Ceará em função da significativa base cultural econômica e social existente, o setor requer ações que estimulem, dinamizem e possibilitem um crescimento em bases mais sólidas para uma cadeia produtiva mais organizada, estruturada, sustentável e competitiva.
O Estado do Ceará apresenta grande viabilidade para o desenvolvimento da atividade leiteira por apresentar condições edafoclimáticas adequadas para a produção do leite.
Por outro lado, temos também o queijo coalho que passou a ser um destaque dentro da atividade econômica nos estados do nordeste brasileiro, caindo no gosto e na mesa de um número maior de apreciadores.
O potencial da Região é grande e se deve a preocupação constante que vai desde a especialização da produção até os cuidados com o processo de coleta do leite.
Queremos com o evento promover e ampliar ainda mais o mercado do queijo coalho, propiciar aos produtores maior expectativa de vida em seus negócios, desenvolvendo neles a consciência de que a pecuária leiteira é uma atividade lucrativa e em plena expansão.
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Desenvolvimento Agrário
Marina Filgueiras – marina.filgueiras@sda.ce.gov.br
André Gurjão – andre.gurjao@sda.ce.gov.br
Aécio Santiago – aecio.santiago@sda.ce.gov.br