XI Fórum de Desenvolvimento Territorial encerra com debates e elogios
25 de novembro de 2016 - 18:05
O encerramento do XI Fórum Internacional de Desenvolvimento Territorial aconteceu na tarde desta sexta-feira (25) e contou com a presença do Secretário do Desenvolvimento Agrário Dedé Teixeira. Para o secretário o Fórum reforça e multiplica experiências, fortalecendo o desenvolvimento rural e planejando os esforços que serão feitos no futuro para um melhor trabalho no meio rural. “Vamos nos comprometer em colocar todas as nossas decisões e experiências pra frente e continuar levando desenvolvimento para o território rural do nosso país”, completou.
Ainda segundo o secretário é o momento certo para consolidar e lutar por tudo que acreditamos, principalmente no futuro melhor para o país e para aqueles que fazem do campo seu meio de vida. “Desde o começo da sua gestão, o governador Camilo Santana teve todo o planejamento de governo pautado na divisão territorial, o que fortalece o entendimento dos espaços de vivências e articulações governamentais e não-governamentais para a tomada de políticas públicas estratégicas. Em todo o Nordeste, essa decisão desenvolveu e incrementou as ações da agricultura familiar”.
O XI Fórum, que aconteceu nos últimos quatro dias, é uma realização do Governo do Ceará, através da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Projeto São José com a promoção do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) em parceria com o Fórum Permanente de Desenvolvimento Rural Sustentável (Fórum DRS), o Projeto Paulo Freire e o Projeto São José III.

Apoiam a iniciativa o Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (FIDA); Instituto Agropolos; Banco Mundial; Secretaria de Desenvolvimento Rural da Bahia; Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR); e Fundação Luís Eduardo Magalhães.
No evento foram realizados paneis, discussões e palestras a respeito do desenvolvimento territorial no Brasil e fora dele, e contou com a presença de representantes de México, Corredor Seco Centro-americano e países andinos, além de coordenadores, técnicos e funcionários da SDA e de outros órgãos do Estado do Ceará e do Estado da Bahia.
A coordenadora do projeto Paulo Freire, da Secretaria do Desenvolvimento Agrário, Iris Tavares reforçou que ” não adianta acharmos que as políticas públicas sozinhas vão mudar o país. É preciso que a técnica esteja ligada também as necessidades do ser humano. Por isso a grande importância do fórum, juntar experiência reais de quem convive com o homem do semiárido”.
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Desenvolvimento Agrário
Marina Filgueiras – marina.filgueiras@sda.ce.gov.br
André Gurjão – andre.gurjao@sda.ce.gov.br
Aécio Santiago – aecio.santiago@sda.ce.gov.br