SDA apresenta experiência com palma durante 23º Frutal
29 de novembro de 2016 - 00:00
No próximo dia 1º, Fortaleza sedia a 23ª edição da Semana Internacional da Fruticultura, Floricultura e Agroindústria – Frutal 2016. O evento acontece na Fábrica de Negócios do Sebrae dias 1º e 02 de dezembro
A experiência com a Palma Forrageira Irrigada será uma das experiências apresentadas durante a 23ª Frutal, que começa nesta quinta-feira (1º), a partir das 8h30, na Fábrica de Negócios do Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). No dia 02, na sexta-feira, a partir das 14h, o coordenador das Cadeias Produtivas da Pecuária Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA) Márcio Peixoto, apresenta o painel “Situação Atual da Palma Forrageira no Ceará e Perspectivas”.
A experiência que será apresentada já faz parte de uma realidade de produtores rurais no distrito de São Miguel, zona rural do município de Quixeramobim, onde a SDA tem uma atuação de assistência técnica para a palma irrigada. São seis hectares irrigados por um cacimbão e dois poços profundos somando 1,5 mil litros por hora. Para aproveitar ainda mais os poucos recursos hídricos e a potencialidade de aproveitamento dessa realidade pela planta, a família introduziu a tecnologia do reuso da água cinza domiciliar, aquela usada na pia da cozinha ou no chuveiro e seria desperdiçada.

“O investimento é bem pequeno e o retorno muito grande. Aproveitamos a água para a palma e para alguns animais e com toda a água vinda da casa. São mais de 500 litros usados diariamente”, fala o produtor Júlio Castro mostrando o sistema, que é formado por um filtro com areia, brita, um segundo recipiente para nova filtragem e o terceiro que recebe a água limpa.

Com uma produção de 600 mil raquetes por hectare plantados na Fazenda em Quixeramobim, a palma forrageira vem ocupando cada vez mais espaço na produção agrícola cearense. Num cenário como o ano de 2016, onde a estiagem atingiu o momento mais crítico, segundo a Agência Nacional da Água (ANA), a palma representa mais do que uma alternativa e, sim, um dos mais importantes meios produtivos no campo.
Programação
Tomando como base o cenário de estiagem, os organizadores do festival sugeriram a realização de um Grande Seminário de Impacto Regional com apresentação e análise de temas estratégicos sobre água e seus efeitos na fruticultura e floricultura do Ceará, como também outros seminários com temas relacionados aos dois setores.
Para Márcio Peixoto, a experiência com a palma tem sido um sucesso. “Já estamos em fase de experimentação para o uso da muda da palma em saquinho. Vamos começar mudando o tempo de irrigação para cada variedade da planta e observar como acontece a reação no recipiente plástico como já acontece com outras mudas”, esclareceu Márcio Peixoto, que acompanha o trabalho desenvolvido na fazenda Lagoa do São Miguel.
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Desenvolvimento Agrário
Aécio Santiago – aecio.santiago@sda.ce.gov.br
Marina Filgueiras – marina.filgueiras@sda.ce.gov.br
André Gurjão – andre.gurjao@sda.ce.gov.br
85-3101.8137 / 3101.8105