Fórum de secretários do Nordeste e Minas Gerais discute a comercialização de produtos da agricultura familiar
2 de dezembro de 2016 - 09:19
Os secretários dos estados do Nordeste e Minas Gerais estão reunidos, em Salvador, na 7ª reunião do Fórum Regional dos Gestores Responsáveis pelas Políticas de Apoio à Agricultura Familiar do Nordeste e Minas Gerais, com o objetivo de discutir a comercialização de produtos da agricultura familiar, com foco para as estratégias de acesso a mercados. O evento acontece até esta sexta-feira (2), no Novotel Salvador Hangar.
A abertura do Fórum contou com a presença da professora doutora, Tania Bacelar, da Universidade Federal do Pernambuco (UFPE). Bacelar fez uma análise sobre a conjuntura nacional e internacional, e seus impactos nas políticas de desenvolvimento rural, além do papel das secretarias estaduais de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar.
O secretário de Desenvolvimento Agrário do Ceará, Dedé Teixeira, ressaltou a importância do fórum para viabilizar discussões sobre temas fundamentais para o fortalecimento da agricultura familiar. “Esse fórum está consolidado por manter acesa a necessidade de dialogar, permanentemente, sobre os caminhos que devem ser traçados para fortalecer a agricultura familiar no Nordeste e em Minas Gerais. Este tema é estratégico e é um gargalo que impacta nos avanços do nosso segmento”.
O anfitrião do evento e secretário de Desenvolvimento Rural da Bahia, Jerônimo Rodrigues, pontuou os desafios desta edição do Fórum, que celebra o encerramento das ações neste ano. “Estamos aqui para aprofundar o debate sobre o tema comercialização. Se nós discutimos, ao longo da nossa história, temas a exemplo do crédito, tecnologia, assistência técnica e outros, é fundamental debater saídas sustentáveis também para este tema. A comercialização é a concretização do processo produtivo”, disse, ao refletir sobre a importância de incorporar na cultura do agricultor familiar concepções sobre mercado e comercialização.
A professora doutora, Tania Bacelar, pontuou também a importância de discutir a comercialização, ao fazer uma reflexão sobre os aspectos da comercialização no país.”A comercialização é um grande desafio. O Brasil tem um sistema de comercialização muito moderno, mas quando pensamos nele, relacionando com a agricultura familiar, que é muito dispersa, diferenciada, exige discuti-la em cada contexto, não há modelo único, avaliando a realidade local”.
Bacelar fez considerações sobre o papel estratégico do fórum para esse segmento. “A agricultura familiar no Nordeste é muito importante na produção e como geradora de emprego. É nesta região que está 45% de toda população economicamente agrícola do Brasil. É um grande desafio pensar nela e este fórum é uma iniciativa necessária, muito importante. É fundamental a proatividade dos secretários de estado e esta discussão comprova suas posturas”.

Programação
Durante o evento aconteceu um painel com o tema “Instrumentos, alternativas e estratégias para comercialização de produtos da agricultura familiar no setor público e privado: avanços e desafios”, que foi apresentado por Valter Bianchini, consultor da FAO, e pelo consultor, Leomar Prezotto.
À noite, os secretários visitaram a primeira edição do Bahia Rural Contemporânea, na VII Feira Baiana da Agricultura Familiar, Economia Solidária e Reforma Agrária (VII FEBAFES), que acontece até o próximo domingo (4), no Parque de Exposições de Salvador, em paralelo à 29ª FENAGRO.
Nesta sexta-feira (2), haverá um painel sobre “Operacionalização das ações e programas para aquisição de produtos da agricultura familiar: o cenário de 2017/ 2018, ministrada por José de Almeida, diretor do Departamento de Apoio à Aquisição e Comercialização da Produção Familiar, do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA). O evento será encerrado com encaminhamentos sobre as estratégias de comercialização de produtos da agricultura familiar.
Fonte: Secretaria de Desenvolvimento Rural da Bahia
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Desenvolvimento Agrário
Marina Filgueiras – marina.filgueiras@sda.ce.gov.br
André Gurjão – andre.gurjao@sda.ce.gov.br
Aécio Santiago – aecio.santiago@sda.ce.gov.br