SDA firma parceria com o Agropolos para ampliação do PAIS
5 de dezembro de 2016 - 15:31
A Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), por meio de convênio com a Fundação Banco do Brasil (FBB) e em parceria com o Instituto Agropolos do Ceará e com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), está ampliando o projeto de Produção Agroecológica Integrada Sustentável (PAIS), em desenvolvimento na Serra da Ibiapaba, no Sertão Central e na Região Norte, que já contempla 24 municípios.
O PAIS, que conta com uma unidade de produção padrão em todas as localidades, abrange uma área aproximada de 5 mil m², composta de um galinheiro central com 10 galinhas e um galo em uma área de 17 m², um viveiro com sombrite em uma área de 500 m² para pastejo das aves, uma horta de três unidades circulares com 200 m² para hortaliças diversas e uma área de 4.200 m² para a produção de frutas e tubérculos.
A irrigação dos territórios é realizada por gotejamento, através de uma caixa d’água com 5.000 litros em queda natural por gravidade. Este modelo busca alcançar uma alimentação saudável e diversificada, além de promover a autossuficiência das famílias envolvidas e a possibilidade de comercialização do excedente, garantindo uma alimentação de qualidade e a preservação do meio ambiente.
Além disso, o Convênio de Número 12.323, estabelecido entre a Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e a Fundação Banco do Brasil (FBB), pretende implantar mais 363 projetos em todo o Ceará com um investindo total de R$ 3,4 milhões. Desse valor, será destinado para os produtores rurais contemplados R$ 600 mil.
Fonte: Instituto Agropolos do Ceará
Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário
Bruno Andrade – bruno.martins@sda.ce.gov.br
Aécio Santiago – aecio.santiago@sda.ce.gov.br