Fórum Nacional discute seguro rural para seca
8 de dezembro de 2016 - 14:04
O Fórum Nacional de Seguro Rural acontece nesta quinta (8) e sexta (9) no auditório do Sebrae e reúne produtores, técnicos, representantes de empresas seguradoras, autoridades e entidades sindicais para debater a criação de um seguro contra a seca e outros setores da produção agropecuária
Teve início nesta quinta-feira (8), no auditório do Sebrae/CE, o Fórum Nacional de Seguro Rural e o seu Papel na Convivência com as Secas no Nordeste Brasileiro. A principal pauta do encontro é a possibilidade da criação de um Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural para o desenvolvimento regional, principalmente para o semiárido nordestino.
Além do secretário do Desenvolvimento Agrário Dedé Teixeira representando o governador Camilo Santana, participaram do fórum o presidente da Faec – Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará Flávio Saboya, o secretário adjunto da Secretaria da Agricultura, Pesca e Aquicultura Euvaldo Bringel, Valdir Cury representando a Confederação de Seguros Gerais e Luiz Sérgio, superintendente de Negócios e Varejo do Banco do Nordeste do Brasil (BNB).

De acordo com Flávio Saboya, há necessidade urgente de se pensar a implantação de um seguro rural voltado para a realidade do semiárido. “O semiárido representa 12% da população brasileira com 21 milhões de pessoas, mais de um milhão de quilômetros de extensão territorial, 1.034 municípios dos nove estados da Região Nordeste. Atualmente, Israel e Arábia Saudita são os maiores produtores de lactação do mundo e estão em região semiárida. Precisamos explorar melhor esse potencial”, explicou Saboya.
Desafios
Alguns setores produtivos como a maçã, uva e manga irrigada já possuem algum tipo de seguro, mas a ideia é ampliar essa cobertura para outras culturas irrigadas e pastagens. Para Euvaldo Bringel, esse assunto precisa ser discutido amplamente. “É necessário apoio e participação do Governo Federal para incrementar esses recursos”, disse Euvaldo. Para o secretário Dedé Teixeira, a realização do fórum é muito importante para debater as dificuldades e os desafios do setor produtivo e a inclusão de um seguro para garantir o desenvolvimento de setores como a pecuária.
“É interessante escutarmos pessoas que conhecem a realidade de outros países, que já tem a cultura do seguro rural para podermos aproveitar melhor o nosso potencial agropecuário, principalmente a pecuária leiteira onde já fizemos investimentos como o melhoramento genético. Vivemos um momento delicado, preocupante, caso não tenhamos melhores chuvas em 2017”, destacou Dedé Teixeira.
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Desenvolvimento Agrário
Aécio Santiago – aecio.santiago@sda.ce.gov.br
Marina Filgueiras – marina.filgueiras@sda.ce.gov.br
André Gurjão – andre.gurjao@sda.ce.gov.br
85-3101.8137 / 3101.8105