Comitê da Seca apresenta ações em Quixadá

13 de janeiro de 2017 - 17:04

Abrindo a programação do XXI Encontro dos Profetas das Chuvas, o Comitê Integrado de Combate à Estiagem no Estado do Ceará se reuniu, nesta sexta-feira (13), na Câmara de Vereadores do município de Quixadá. É a primeira vez que a reunião do comitê é descentralizada da cidade de Fortaleza

A primeira reunião do Comitê Integrado de Combate à Estiagem aconteceu, na tarde desta sexta-feira (13) com uma extensa pauta para deliberar as primeiras ações do ano de 2017 e apresentar alguns resultados do grupo de trabalho, que se reúne semanalmente na sede do Corpo de Bombeiros, em Fortaleza.

O comitê é responsável por receber e encaminhar várias demandas de municípios em relação aos problemas relacionados com a seca, da operação carro pipa até projetos de abastecimento d´água e execução de cisternas. “Aqui somos os primeiros a saber das urgências e toda situação e necessidades dos municípios diretamente dos seus representantes. Esse trabalho acontece desde 2012 quando tivemos o primeiro ano de quadra chuvosa abaixo da média”, explica o secretário de Desenvolvimento Agrário e coordenador do comitê Dedé Teixeira.

Na pauta, além da apresentação de um balanço das ações de convivência com a seca e do planejamento do comitê para 2017, aconteceu a exposição das ações da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) pelo seu diretor Fernando Ferreira Carneiro e a participação do diretor do Dnocs  Ângelo Guerra, do presidente da Ematerce Antonio Amorim, do diretor técnico da Ematerce Itamar Lemos, do coordenador de Programas e Projetos Especiais (Coppe) da SDA, Abelardo Camurça, do técnico e representante do comitê Ademarzinho Ponte Holanda e representantes dos comitês de bacias.

Também estiveram presentes à reunião o presidente da Câmara de Vereadores de Quixadá Francisco Ivan Benício de Sá, o prefeito Hilário Marques (PT), a deputada estadual Rachel Marques (PT) e o idealizador e organizador do Encontro Profetas da Chuva Hélder Cortez.

Saúde e seca

Um dos mais esperados momentos aconteceu com a apresentação do diretor da Fiocruz, Fernando Carneiro, que mostrou alguns estudos e pesquisas desenvolvidos pela instituição, que podem ajudar na convivência com a seca no Semiárido nordestino.

Uma das iniciativas é o Atlas da Água Brasil, que possui indicadores sobre qualidade da água em qualquer município do Brasil.  Outro importante canal é Portal sobre clima e saúde, que indica não só as condições de clima, mas sua repercussão na saúde das pessoas.

“Já participei do evento dos profetas da chuva e a Fiocruz quer dialogar com o conhecimento popular. Por isso, trouxemos as experiências da Fiocruz acerca da seca e da saúde. Já temos comprovada a influência da seca na vida do sertanejo com doenças  infecciosas, respiratórias, o estresse etc”, explicou Fernando Carneiro, que adiantou ainda que está previsto um investimento de R$6 milhões pelo Governo Federal para o Semiárido da Região Nordeste, voltado para pesquisas e estudos para a melhor convivência com a seca. Os recursos serão coordenados pela Funasa (Fundação Nacional de Saúde) e Fiocruz de Brasília.

Para o prefeito de Quixadá Hilário Marques, é preciso planejar melhor as necessidades diante do problema da estiagem. “Tem perfuração de poços profundos, mas sem planejar, sem uma outorga prévia. Não basta só construir cisternas, açudes, mas é fundamental saber gerenciar esses investimentos”, disse o prefeito que destacou, ainda, a necessidade de se explorar as potencialidades produtivas da região como a pecuária e a reserva alimentar da palma forrageira.

Tradição

Também foi apresentado um histórico do Encontro dos Profetas da Chuva, que vai para sua 21ª edição e será realizado neste sábado (14), na sede do IFCE.  O secretário Dedé Teixeira fez questão de enfatizar a importância do evento, que já é referência nacional. “Esse trabalho que os profetas desenvolvem há tantos anos faz parte da essência do sertanejo, da sua rica experiência com a terra, com as plantas, os animais e tudo que está ao seu redor. E sempre terá o nosso apoio”, disse Dedé Teixeira, reforçando o trabalho que é feito pelo Comitê da Seca desde 2012.

Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário

Aécio Santiago –  aecio.santiago@sda.ce.gov.br

André Gurjão –  andre.gurjao@sda.ce.gov.br

Bruno Andrade –  bruno.martins@sda.ce.gov.br