Plano hídrico é proposta de Encontro de Secretários
31 de janeiro de 2017 - 15:50
Uma das propostas apresentadas no Encontro de Secretários Municipais de Agricultura é a criação de um Plano Hídrico local com o objetivo de ter um diagnóstico mais preciso das demandas e infraestrutura hídricas de cada município
Com o objetivo de aperfeiçoar as políticas públicas para a convivência com a estiagem no semiárido, o Encontro de Secretários Municipais de Agricultura, realizado nesta terça-feira (31), no auditório da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), apresentou a proposta de criação de um Plano Hídrico Local.
O objetivo é realizar o diagnóstico do que cada município tem de poços profundos, cisternas, sistemas de abastecimento, açudes, programas da secretaria em execução, comunidades atendidas e de que forma são atendidas por essas obras de infraestrutura e ações dos governos municipal, estadual e federal.
Durante o encontro foi entregue um questionário para levantamento das informações sobre cada secretaria, quadro de servidores disponível, se dispõe de sistema de irrigação entre outras questões. “Como temos novos gestores, queremos ampliar essa parceria e o atendimento ao nosso público, o agricultor familiar. Foi muito proveitoso e conseguimos a adesão quase de 100% dos secretários, além da presença
de prefeitos, vereadores e lideranças em geral”, comemorou o secretário, que pretende em 2017 ampliar encontros com secretários e gestores dos municípios, visando incrementar o intercâmbio de informações e melhorar as políticas públicas na agricultura familiar.
Parceria com a SDA fortalece programas no campo
Programas como o Hora de Plantar e Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) fazem parte das ações realizadas pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário para incentivar à agricultura familiar. A SDA em parceria com as secretarias municipais de Agricultura tem incentivado os produtores rurais familiares com o objetivo de incrementar as políticas e ações realizadas no campo.
Os produtores além de receberem incentivos através dos programas, também contam com técnicos para fornecer assistência técnica que ajuda no manejo do campo.
“Nós estamos trabalhando nesse momento as parcerias com o Governo do Ceará, através da SDA para reforçar e melhorar a agricultura no município do Crato. Estamos trabalhando o PAA, o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e outros pequenos projetos que fortaleçam a agricultura familiar”, comenta o secretário de agricultara do Crato Zio Célio.
Novos projetos
Em 10 anos de atendimento aos agricultores familiares, a SDA tem diversificado o foco de atuação, que vai desde programas com uso de novas tecnologias como os tanques de resfriamento e inseminação na área da Caprinocultura até acesso ao crédito para projetos com uso de energia renovável, irrigação por gotejamento e reuso de água cinza.
“Mesmo com a maior estiagem dos últimos 60 anos, conseguimos incrementar a produção de leite derivado da Ovinocaprinocultura no Sertão dos Inhamuns, Sertão Central, em mais de 25 municípios e estamos ampliando esse trabalho. Várias secretarias de desenvolvimento agrário como a recém-criada de Minas Gerais, vieram conhecer nossas experiências de convivência com o semiárido, porque somos referências em vários projetos como o Hora de Plantar (distribuição de sementes), Mandala, Cajucultura, Cisternas, São José, Paulo Freire entre outros”, destacou Márcio Peixoto, coordenador das Cadeias Produtivas da Pecuária da SDA.
Leia mais: Encontro com Secretários discute projetos e medidas de convivência com a seca
Assessoria de Comunicação – Secretaria de Desenvolvimento Agrário
Bruno Andrade – bruno.martins@sda.ce.gov.br
Aécio Santiago – aecio.santiago@sda.ce.gov.br
Marina Filgueiras – marina.filgueiras@sda.ce.gov.br
André Gurjão – andre.gurjao81@gmail.com
85-3101.8105 / 3101.8137