Título de terra leva dignidade à população rural de Banabuiú
3 de fevereiro de 2017 - 17:28
Na manhã desta sexta-feira (03), a Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) realizou a entrega de 217 títulos de terra e assinou a ordem de serviço para instalação de sistema de abastecimento d´água com módulos sanitários em Banabuiú, município localizado a 233 km de distância da capital Fortaleza
“Quem não tem terra é mesmo que não ter nada”. A frase é de Francisco Gonçalves Pereira de Lima, de 72. É o morador da Fazenda Toquinho, no município de Banabuiú, a 233 km de distância da capital Fortaleza, quem nos relata a felicidade de receber o título de terra após uma espera que durou três gerações. “Agora estamos muito felizes e satisfeitos porque podemos entrar no Banco do Brasil e no Banco do Nordeste com dignidade e pedir um empréstimo. Antes a gente era tratado que nem cachorro”, narra.
O agricultor familiar representa apenas uma das 217 famílias que recebeu o papel da terra na manhã desta sexta-feira (03). “Esse papel assegura um direito que era de vocês e que agora se torna realidade a partir das ação conjunta entre SDA (Secretaria do Desenvolvimento Agrário), Idace (Instituto do Desenvolvimento Agrário do Ceará), Ematerce (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará) e Instituto Agropolos”, reconheceu a superintendente adjunta do Idace Graça Pedrosa.
Projeto São José
A solenidade desta manhã também marcou a assinatura da ordem de serviço de um sistema de abastecimento d’água com módulos sanitários que irão beneficiar 130 famílias de Banabuiú. As obras do Projeto São José III atendem as comunidades de Ferrolândia e Muriá com um investimento previsto de R$ 1.583.086,72.
“Outros dez municípios cearenses devem receber ordens de serviços para sistema de abastecimento d’água e módulos sanitários nos próximos meses”, informa o supervisor de abastecimento d´água e esgotamento sanitário do Projeto São José Projeto São José Fabrício Ximenes.
“Queremos, se Deus nos permitir, que todas as famílias de Banabuiú possam ter água encanada na cozinha e no banheiros das suas casas. Ainda assim, estamos comemorando o cumprimento da promessa do secretário do Desenvolvimento Agrário Dedé Teixeira feito em novembro do ano passado”, testemunhou o prefeito Francisco Hermes Nobre, mais conhecido como Edinho.
Balanço do Idace
O título de propriedade rural é o produto final do Programa de Cadastro Georreferenciado de Imóveis Rurais e Regularização Fundiária do Governo do Estado, que vem sendo desenvolvido em parceria com o Governo Federal. Iniciado em 2004, o programa já teve o trabalho concluído em 109 municípios, dos 182 previstos para serem atendidos até a conclusão do programa, em 2020.
O programa é uma parceira do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e Idace, com o Governo Federal, através da Secretaria do Reordenamento Agrário (do extinto MDA) e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).
Somente neste ano já foram entregues 827 títulos de terra, de acordo com o último balanço do Idace, sendo previstas novas entregas ainda neste mês. Nos últimos dois anos (2015 e 2016) foram entregues 10.459 títulos de imóveis rurais, beneficiando 12.027 famílias, em 88 municípios.
Assessoria de Comunicação da SDA
André Gurjão – andre.gurjao@sda.ce.gov.br
Aécio Santiago – aecio.santiago@sda.ce.gov.br
Marina Filgueiras – marina.filgueiras@sda.ce.gov.br
Bruno Andrade – bruno.martins@sda.ce.gov.br
Telefones: 85-3101.8105 / 3101.8137