Debate sobre ações emergenciais marca reunião em Morada Nova
6 de março de 2017 - 17:29
A 2ª reunião do Comitê Itinerante da Seca reuniu representantes de diversos órgãos estaduais e municipais, além de agricultores, prefeitos, secretários e vereadores
Comitê contou com a presença de diversas autoridades locais e estaduais.
O município de Morada Nova recebeu na manhã dessa segunda-feira (06) a 2ª reunião itinerante do Comitê Integrado de Convivência com a Estiagem no Ceará. O secretário do Desenvolvimento Agrário e presidente do comitê Dedé Teixeira começou a reunião destacando a importância de o comitê acontecer fora da capital cearense. “Desde o início do comitê discutimos toda segunda-feira ações estratégicas e emergenciais de convivência com seca, e a cada município que sediar o comitê novas experiências, novas demandas e novas ideias serão avaliadas”.
Ainda segundo o secretário Dedé Teixeira o comitê tem um grande comprometimento com as demandas que chegam. “Assumo sempre, como presidente do comitê, o compromisso de encaminhar todas as demandas solicitadas, principalmente pelo meu forte comprometimento com o Desenvolvimento Agrário do Estado do Ceará”.
A pauta principal do Comitê foi às ações emergenciais que o Governo do Estado realiza. Projetos Água Para Todos e São José foram elogiados e novas demandas surgiram. Para agricultora Maria Santa, de Limoeiro do Norte, hoje os efeitos da seca são sentidos pelos agricultores com bem menos intensidade graças às ações e projetos que o Governo tem realizado nos municípios. “As cisternas, os poços, os sistemas de abastecimento d’água são de extrema importância para os agricultores. Esses programas não podem acabar nunca. Parabenizo todos os colaboradores que participam da execução desses projetos.”
Agricultora Maria Santa debate durante comitê.
Participaram do comitê além do secretário Dedé Teixeira, o prefeito de Morada Nova Wanderley, o presidente da Câmara de Vereadores Jorge Brito, o presidente da Ematerce Antônio Amorim, representantes da Cogerh, Cagece, Sohidra, SDA, SRH, Conab, Defesa Civil, Dnocs, secretários e vereadores dos municípios de Morada Nova, Ibicuitinga, Limoeiro do Norte, Pedra Branca e Palhano, além de estudantes e agricultores.
O professor Alex Sandro, do Centro Educacional Cinecista Monsenhor Tabosa, levou uma comissão de alunos para assistir ao Comitê. “Ações assim são extremamente importantes para educação. Os jovens precisam saber da importância da água para nossa vida e precisam cuidar do presente para ter um futuro melhor. Saber as ações do Governo para esse período de estiagem vai acrescentar muito na educação desses meninos”, comemorou o professor.
Professor Alex Sandro e alunos acompanham comitê em Morada Nova
Comitê Integrado de Convivência com a Estiagem no Estado do Ceará
O Comitê, que acontece todas às segundas-feiras na sede da Defesa Civil em Fortaleza, é um instrumento de debate, demandas e encaminhamentos sobre ações ligadas à seca. Em todas as reuniões participam representantes de municípios que trazem solicitações e representantes de órgãos que recebem as demandas e encaminham para os setores corretos para resolução do problema.
Para o presidente da Ematerce, Antonio Amorim, as riquezas do campo merecem ser enaltecidas. E o comitê ele serve também como prestação de conta das ações que melhoram, e muito, a vida dos agricultores.
Desde o início de 2017, os participantes do comitê resolveram fazer reuniões itinerantes em diversos municípios do Estado do Ceará. O primeiro município escolhido foi Quixadá, que fez parte da programação dos Profetas da Chuva. O município de Morada Nova foi escolhido para sediar a segunda reunião e a terceira reunião já está programada para o dia 10 de abril no município de Pedra Branca.
Para o agricultor Manoel Lito da Silva, da comunidade Sítio Santa Rosa em Morada Nova, elogiou a realização do comitê no município. “Precisamos mesmo de uma prestação de contas dos projetos. É muito interessante receber pessoas importantes de vários órgãos aqui no município, e com isso podemos tirar dúvidas e solicitar projetos para nossas comunidades”, comemorou o agricultor contando que as chuvas de fevereiro já foram muito importantes para plantação.
Agricultor Manoel Lito agradece a oportunidade do município de participar de uma experiência assim
Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário
Marina Filgueiras – marina.filgueiras@sda.ce.gov.br
André Gurjão – andre.gurjao@sda.ce.gov.br
Bruno Andrade – bruno.martins@sda.ce.gov.br
85-3101.8137 / 8105