Fortalecimento da caprinocultura chega à Piquet Carneiro
8 de março de 2017 - 14:13
A Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) entrega, na próxima sexta-feira (10), entrega 250 matrizes caprinas a 25 produtores rurais de Piquet Carneiro, à 311 km da capital Fortaleza. A primeira entrega do programa de Fortalecimento da Caprinocultura no Estado do Ceará acontece às 9h e será realizada na Secretaria da Agricultura Familiar do município do Sertão Central. O investimento previsto pelo programa no município é de cerca de R$ 330 mil e inclui, além da aquisição das cabras, mobilização, capacitação e acompanhamento técnico pelo período de um ano.
O Projeto de Fortalecimento da Caprinocultura Leiteira é um convênio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA) com Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). “O Projeto de Fortalecimento da Caprinocultura será lançado oficialmente em 19 de março, Dia de São José, e chega ainda neste semestre aos municípios de Banabuiú e Jaguaretama, totalizando 90 beneficiários”, prevê o coordenador das Cadeias Produtivas da Pecuária da SDA (Coape) Márcio Peixoto. Segundo informou, os produtores rurais contemplados pela ação integram o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e estão inscritos no Cadastro Único dos programas sociais do governo federal.
“Além dos animais, cada beneficiário receberá um kit para higienização pré e pós ordenha, um balde de 5 litros inox, funil coador, vasilhame plástico de 30 litros para levar o leite para propriedade até o tanque de resfriamento, papel toalha para limpeza dos tetos, detergente neutro e borrifadores de plástico”, completa o coordenador.
A ação de fortalecimento da caprinocultura inclui ainda a participação dos agricultores familiares em dois cursos de capacitação com carga horária de 24 horas cada, 9 reuniões conjuntas entre técnicos e produtores (dias de campo) e 2 intercâmbios interestaduais. De acordo com o termo de cessão dos animais, a ser assinado já na entrega das cabras, o beneficiário que recebeu as matrizes terá o compromisso de repassar 10 fêmeas ao projeto após dois anos.
“Após esse repasse, beneficiaremos outros produtores da região”, conclui Márcio.
Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário
André Gurjão – andre.gurjao@sda.gov.br
Marina Filgueiras – marina.filgueiras@sda.ce.gov.br
Bruno Andrade – bruno.martins@sda.ce.gov.br