Em palestra, técnico da Embrapa reconhece bioinseticida fabricado pela SDA

14 de março de 2017 - 14:03

Com a chegada do período chuvoso e a distribuição das sementes do programa Hora de Plantar volta a preocupação com o controle das pragas que atingem as plantações dos pequenos agricultores cearenses. Para tratar do tema, o auditório da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) recebeu palestra ministrada pelo Dr. Fernando Hercos Valicente na manhã desta terça-feira (14).

Entre o público, que lotou o auditório, técnicos da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), da Empresa de Assistência Técnica e Extensão do Ceará (Ematerce) e da Agência de Defesa da Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri), alunos da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) e agricultores. A maior preocupação foi a fabricação e uso do bioinseticida Bacillus thuringiensis (BT) no controle da lagarta que ataca o sorgo e o milho.

Na opinião do técnico da Embrapa, a fabricação do “BT caseiro, ao ar livre, sem o mínimo de controle, pode-se crescer contaminantes perigosos para a saúde humana”. Segundo ele, o cuidado com a aplicação do bioinseticida precisa observar variantes como o tempo de exposição ao produto, pH e temperatura.

“Não é o caso do BT distribuído pela Secretaria, não; porque o conteúdo distribuído por vocês tem investimento em tecnologia e certificação”, reconheceu o esforço dos técnicos do laboratório da SDA. Neste ano, serão distribuídos 8.900 saquinhos com o bioinseticida. O produto é distribuído pela secretaria aos agricultores familiares.

Minicurrículo

Dr. Fernando Hercos Valicente trabalha na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em Sete Lagoas (MG) e é especialista em Entomologia Agrícola (fitossanidade). É graduado em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa, mestrado em Entomologia pela Purdue University e doutorado em Entomologia/Genética Molecular pela Purdue University.

Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário

André Gurjão – andre.gurjao@sda.gov.br

Marina Filgueiras – marina.filgueiras@sda.ce.gov.br

Bruno Andrade – bruno.martins@sda.ce.gov.br