Paulo Freire realiza Intercâmbio Quilombola

22 de março de 2017 - 09:38

Nos dias 23 e 24 de março a SDA através do Projeto Paulo Freire vai realizar intercâmbio com experiências quilombolas 

A Secretaria do Desenvolvimento Agrário, através do Projeto Paulo Freire e em parceria com a Coordenadoria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), vai realizar nos próximos dias 23 e 24 de março, em Horizonte, um Intercâmbio com experiências quilombolas. O evento vai contar com a presença do secretário Dedé Teixeira. 

Para a coordenadora do Projeto Paulo Freire, Iris Tavares, o foco principal do evento é a discussão identitária em relação com a cultura e economia. “Através do intercâmbio vamos construir uma estratégia fortalecendo a relação institucional entre a coordenadoria estadual e as ações do Projeto Paulo Freire com foco principalmente na questão identitária e e gênero”. 

A promoção do evento é um fortalecimento das políticas públicas voltadas para inclusão social e racial dos grupos étnicos do Estado do Ceará. 

Participarão do Intercâmbio 22 famílias quilombolas dos municípios de Araripe, Potengi, Salitre, Campos Sales, Quiterianópolis, Parambu, Ipueiras, Moraújo, Pacujá, Tamboril, Acaraú, Croatá, Itapipoca, Caucaia e Aracati, além de representantes do Ministério Público Federal e Estadual, Idace, Incra, Secretaria de Educação do Estado, Secretaria de Saúde do Estado, Prefeitura de Horizonte e Secretaria do Desenvolvimento Agrário – SDA. 

As principais pautas do evento são: Fortalecimento identitário e troca de saberes quilombolas, políticas públicas para comunidades quilombolas (com enfoque no acesso a terra), identidade e etnodesenvolvimento e políticas públicas e etnicidade.

Projeto Paulo Freire

Projeto Paulo Freire constitui uma importante contribuição da SDA ao processo de melhoria da qualidade de vida da população rural cearense.   O objetivo do projeto é  reduzir a pobreza e elevar o padrão de vida de agricultores familiares de 31 municípios cearenses, através do desenvolvimento do capital social e humano e da produção sustentável para aumento da renda a partir de fontes agrícolas e não agrícolas com foco prioritário nos jovens e mulheres. Ao todo são atendidos pelo Projeto Paulo Freire 661 famílias. 

                                        


Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário

Marina Filgueiras – marina.filgueiras@sda.ce.gov.br

Bruno Andrade – bruno.martins@sda.ce.gov.br

André Gurjão – andre.gurjao@sda.gov.br