SDA e Agropolos realizam missão técnica para Embrapa Semiárido
22 de março de 2017 - 10:49
A Secretaria do Desenvolvimento Agrário, através da Coordenadoria de Apoio as Cadeias Produtivas da Pecuária (COAPE), em parceria com o Instituto Agropolos, realizaram no período de 13 a 17 de março uma missão técnica no Estado de Pernambuco.
Para assessora técnica da COAPE, Yara Araújo, a Embrapa Semiárido é uma das poucas instituições instaladas na Região Semiárida que está de portas abertas para apresentar e repassar toda e qualquer pesquisa de difusão tecnológica de convivência com essa nossa adversidade climática, pois seus pesquisadores são sensíveis as necessidades de tecnologias adaptadas à realidade do homem do campo nordestino.
O grupo de 40 participantes, entre técnicos e produtores participaram do Seminário de Convivência Produtiva com a Seca (situações tecnológicas e estratégias de ação) que foi realizado nas dependências da Embrapa Semiárido, localizada no município de Petrolina/PE.
Segundo Antônio Nunes, Supervisor de Ovinocaprinocultura da COAPE, a troca de experiências faz o produtor rural crescer e conseguir enxergar oportunidades e novas estratégias que possam ser utilizadas em suas propriedades e com isto ultrapassar alguns possíveis obstáculos enfrentados pelo Setor Produtivo.
Além da visita a Embrapa, o grupo conheceu uma experiência de produção de forragem no Projeto Pontal, conhecida como Pulmão Verde, próximo ao Rio São Francisco e os Ovinocaprinocultores em Dormentes/PE para trocar experiências nos diversos elos do setor produtivo.
Para o técnico do Instituto Agropolos Samuel Bacural, essa troca de vivência da pesquisa e com os que praticam as atividades agropecuárias no Nordeste tem que se aproximar mais ainda, pois sempre a extensão mostra a real necessidade dos produtores rurais e que a pesquisa tem que ser focada nessa imensa demanda.
Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário
Marina Filgueiras – marina.filgueiras@sda.ce.gov.br
Bruno Andrade – bruno.martins@sda.ce.gov.br
André Gurjão – andre.gurjao@sda.gov.br