Intercâmbio Quilombola acontece em Horizonte

23 de março de 2017 - 14:03

O evento é uma realização da SDA através do Projeto Paulo Freire e tem a finalidade de troca de experiências quilombolas

A Secretaria do Desenvolvimento Agrário, através do Projeto Paulo Freire e em parceria com a Coordenadoria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, realiza nos dias 23 e 24 de março, em Horizonte, um Intercâmbio com experiências quilombolas. A abertura do evento contou com a presença do secretário Dedé Teixeira, da coordenadora do Paulo Freire Irís Tavares, de representantes da Prefeitura de Aquiraz e Horizonte, Ministério Público e Seppir.

O quilombola Francisco Manoel da Silva, conhecido como Nego do Beco, da comunidade Alto Alegre em Horizonte, destaca a importância de um evento voltado para os Quilombolas junto a representantes do Governo do Estado. “Existem quilombolas em vários territórios do Estado do Ceará e com essa troca de experiências podemos mostrar as nossas ações e buscar novos projetos para o nosso movimento”, comemora o agricultor que é destaque entre os quilombolas da região.

Para o secretário Dedé Teixeira o intercâmbio é uma ótima oportunidade de se construir políticas públicas de inclusão. “A troca de experiências, de comunidades de regiões diferentes do Estado, vai resultar em um ótimo trabalho de resolução de problemas e ideias para novos projetos junto ao Governo do Estado”.

Participarão do Intercâmbio 22 famílias quilombolas dos municípios de Araripe, Potengi, Salitre, Campos Sales, Quiterianópolis, Parambu, Ipueiras, Moraújo, Pacujá, Tamboril, Acaraú, Croatá, Itapipoca, Caucaia e Aracati, além de representantes do Ministério Público Federal e Estadual, Idace, Incra, Secretaria de Educação do Estado, Secretaria de Saúde do Estado, Prefeitura de Horizonte e Secretaria do Desenvolvimento Agrário – SDA.

Para a coordenadora do Projeto Paulo Freire, Irís Tavares, o foco principal do evento é a discussão identitária em relação com a cultura e economia. “Através do intercâmbio vamos construir uma estratégia para questão de inclusão racial e social junto ao Paulo Freire, focando principalmente na questão de gênero”.

As principais pautas do evento são: Fortalecimento identitário e troca de saberes quilombolas, políticas públicas para comunidades quilombolas (com enfoque no acesso a terra), identidade e etnodesenvolvimento e políticas públicas e etnicidade.

Projeto Paulo Freire
O Projeto Paulo Freire tem como propósito reduzir a pobreza e elevar o padrão de vida de agricultores familiares de 31 municípios cearenses, através do desenvolvimento do capital social e humano e da produção sustentável para aumento da renda a partir de fontes agrícolas e não agrícolas com foco prioritário nos jovens e mulheres. Ao todo são atendidos pelo Projeto Paulo Freire 661 famílias.

Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário

Marina Filgueiras – marina.filgueiras@sda.ce.gov.br

Bruno Andrade – bruno.martins@sda.ce.gov.br

André Gurjão – andre.gurjao@sda.gov.br