Conab compra alimentos da Agricultura Familiar cearense

29 de março de 2017 - 13:05

Mais de mil famílias no Ceará são beneficiadas com o projeto que doa essa produção a instituições da rede socioassistencial

Através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) investirá mais de 8,6 milhões de reais somente no Ceará para a compra de alimentos da Agricultura Familiar durante o ano de 2017. Esses alimentos são destinados a instituições filantrópicas e a creches e escolas públicas.

Ao todo, segundo dados da Conab, 16 municípios cearenses serão beneficiados com o Programa e 1.159 famílias de produtores que fazem parte de cooperativas e associações serão contemplados com a compra de 1,2 milhão de toneladas de alimentos, que serão doados a mais de 93 mil consumidores.

As pessoas atendidas com as doações fazem parte da rede socioassistencial dos seguintes municípios do Ceará: Alto Santo, Baturité, Boa Viagem, Ererê, Icó, Iracema, Itatira, Jucas, Maranguape, Milhã, Morada Nova, Pacajus, Potiretama, Quixeramobim, São João do Jaguaribe e São Benedito.

A Cooperativa Agroecológica da Agricultura Familiar do Caminho de Assis (Cooperfam – Ceará), de Maranguape, é uma das entidades que está sendo beneficiada com o programa em 2017 e doa alimentos da Agricultura Familiar a creches, colégios e organizações dos municípios de Maranguape e Fortaleza.

Somente com alimentos oriundos dos cooperados da Cooperfam Ceará são beneficiadas diversas instituições, como a Escola Municipal de Ensino Infantil Mario Valentim de Andrade, de Maranguape, e o Instituto Logos, de Fortaleza.

O Programa

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) foi criado pelo governo federal em 02 de julho de 2003, a partir da promulgação da Lei Federal No. 10.696. A finalidade da norma é garantir a atuação do Estado na segurança alimentar e no combate à extrema pobreza, com incentivo à produção e comercialização de alimentos oriundos de pequenos produtores.

A iniciativa atende famílias em situação de vulnerabilidade social, além de entidades da rede socioassistencial, equipamentos públicos de alimentação e nutrição e unidades da rede pública e filantrópica de ensino. O orçamento do PAA é composto por recursos do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA).

Para mais informações sobre o Programa clique aqui.

Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário

Bruno Andrade – bruno.martins@sda.ce.gov.br

André Gurjão – andre.gurjao@sda.gov.br

Marina Filgueiras – marina.filgueiras@sda.ce.gov.br