Governo do Ceará libera R$ 6,1 milhões para agricultura familiar

30 de março de 2017 - 16:52

O governador Camilo Santana autorizou, na manhã desta quinta-feira (30), a liberação de R$ 6,1 milhões para agricultores familiares representados pela Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Estado do Ceará (Fetraece). Os recursos contribuirão para oferta de assistência técnica e extensão em assentamentos rurais, perfuração e instalação de poços profundos e apoio à Feira Cearense da Agricultura Familiar (Feceaf) e às feiras regionais do Crato, Crateús e Sobral.

Os investimentos, previstos pelo Monitoramento de Ações e Projetos Prioritários (MAPP 05, 41 e 521), foram anunciados no encerramento da Assembleia Ordinária da Federação. De acordo com a organização do evento, mais de 1.200 lideranças provenientes de todas as regiões do Estado do Ceará participam do encontro que tem como objetivo definir democraticamente mudanças no estatuto da entidade.

Esta é a segunda vez que um Governador do Ceará visita oficialmente a sede da entidade em toda História do Estado. Em seu discurso, Camilo Santana destacou a importância da articulação dos movimentos sociais do campo para fundação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), em 2007, e para criação da Feira Estadual da Agricultura Familiar no período em esteve no comando da Secretaria (2007-2010).

Camilo revelou ainda que, somente no ano passado, o Governo do Ceará perfurou e instalou 1.980 poços profundos em todos os territórios cearenses. Em 2017, a política de combate aos efeitos da estiagem ganhará novo reforço com a aquisição de mais 11 máquinas perfuratrizes adquiridas com recursos de emendas parlamentares garantidas pela bancada federal.

“Mesmo que tenhamos um bom inverno, continuaremos investindo na política de perfuração de poços e na construção de cisternas de placa. Os períodos de seca são algo que sempre teremos em decorrência das razões climáticas do nosso Estado e o que o precisamos construir como política de Estado é meios de conviver com o semiárido e garantirmos​ a sobrevivência do homem do campo”, frisou o governador.

Movimentos sociais

Na avaliação do presidente da Fetraece, Luiz Carlos Lima, a criação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário é um marco na História do Estado. “Hoje, a discussão a respeito das convivência com o semiárido passa pela SDA porque o trabalhador rural sabe que pode contar com o Governo do Ceará para enfrentar a seca”, reconheceu elogiando o trabalho realizado por Camilo nos anos em que esteve à frente da pasta.

“Nesses últimos 10 anos, a SDA realizou muito pelos agricultores e agricultoras familiares cearenses. E, no que depender de nós, governador Camilo, saiba que estamos cientes dos desafios, mas temos disposição de sobra para, em parceria com os movimentos sociais, realizarmos o desenvolvimento rural do nosso Ceará”, conclui o secretário Dedé Teixeira.

Compareceram ao evento no auditório da Fetraece o presidente da Fetraece, Luiz Carlos Lima; o secretário da Casa Civil, Nelson Martins; os deputados federais José Guimarães e Odorico Monteiro; o deputado estadual Moisés Brás; o prefeito de Forquilha, Gerlásio Loiola; e os presidentes cearenses do PT e da CUT, De Assis Diniz e Will Pereira, respectivamente.

Além destes, marcaram presença o presidente da Ematerce, Antônio Amorim; o presidente do Idace, Cirilo Pimenta; o secretário de políticas sociais da Contag, José Wilson; o representante da e a representante da Articulação do Semiárido Brasileiro (ASA), Cristina Nascimento.

Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário

André Gurjão – andre.gurjao@sda.gov.br
Marina Filgueiras – marina.filgueiras@sda.ce.gov.br
Bruno Andrade – bruno.martins@sda.ce.gov.br