Governador Camilo visitará Fazenda Uruanan no próximo dia 23
31 de março de 2017 - 16:12
Além da desapropriação de 10 mil hectares que beneficiarão 900 famílias, estão previstas melhorias na Educação, Saúde e Infraestrutura, revelou o secretário Dedé Teixeira durante reunião com representantes dos assentados
As áreas coletivas da Fazenda Uruanan serão desapropriadas em abril e representarão um investimento dos cofres estaduais de mais de R$ 2,7 milhões. O anúncio foi feito pelo secretário do Desenvolvimento Agrário, Dedé Teixeira durante visita ao assentamento na manhã desta sexta-feira (31). De acordo com secretário da pasta, a medida será assinada pelo governador Camilo Santana em visita oficial ao assentamento no próximo dia 30 e abrange áreas comuns, como praças, ruas, escolas e postos de saúde.
Durante visita à Fazenda, acompanhado da subsecretária de Reordenamento Agrário, do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, Raquel Santori, Dedé Teixeira justificou o adiantamento da visita governamental, marcado para o próximo domingo (02), “em respeito aos trâmites burocráticos”. No ato agora programado para o próximo mês, Camilo marcará o início da desapropriação do terreno de 10 mil hectares e reafirmará “o total empenho” do Governo do Estado do Ceará em realizar aquela que será a maior desapropriação do País ainda durante a própria gestão.
A iniciativa atende a reivindicação de 900 famílias que há 12 anos lutam pelo direito de viver e produzir na terra onde moram. “A visita do governador Camilo à Fazenda Uruanan será um passo decisivo que celebra a luta das famílias assentadas na área da antiga fábrica Cione. Então, temos agir com total cuidado e, em aproximadamente um mês, teremos tempo suficiente para articularmos a presença de todos os prefeitos (de Ocara, Aracoiaba,Chorozinho, Cascavel e Pacajus). Queremos, inclusive, trazer o ministro (Osmar Terra) para assinar esse decreto perante todos vocês”, discursou o secretário durante reunião na Fazenda Uruanan nesta manhã.

Além da desapropriação da área, estão em fase de elaboração políticas públicas que levam mais qualidade de vida às famílias assentadas. Entram no rol de negociação do Poder Público: o restabelecimento da energia elétrica, melhorias nos equipamentos de Educação e Saúde e na infraestrutura. “O desafio, realmente, é grande, mas contaremos com uma equipe, nas esferas municipal, estadual e federal, para acompanharmos as famílias assentadas. E, podem ter certeza, estaremos cada vez mais perto de todos vocês. Assumo, inclusive, o compromisso de visitarmos outros ministérios em busca da políticas públicas que o prefeito Júnior aqui nos provocou”, frisou a subsecretária do MDSA.
“Essa luta tem pela frente o rompimento de grandes entraves burocráticos, mas será coroada com um grande êxito que é a melhoria efetiva da vida das 900 famílias assentadas na Fazenda Uruanan”, comemorou Dedé Teixeira.
Participaram da reunião com os assentados: o prefeito de Chorozinho, Francisco Castro de Menezes Júnior; o superintendente do Idade, Cirilo Pimenta; e o deputado federal Raimundo Gomes de Matos. Além destes, marcaram presença o coordenador da Codet, Eduardo Barbosa e o coordenador da Cocred, José Arimatéa Gonçalves.
Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário
André Gurjão – andre.gurjao@sda.gov.br
Marina Filgueiras – marina.filgueiras@sda.ce.gov.br
Bruno Andrade – bruno.martins@sda.ce.gov.br