Assinada a desapropriação da área pública da Fazenda Uruanan

23 de abril de 2017 - 04:50

“O Sol nasceu para todos e a terra pertence àqueles que estão nela para produzir”. Com a frase, o governador Camilo Santana assinou o decreto estadual que desapropriou as áreas públicas da Fazenda Uruanan, em Chorozinho, Região Metropolitana de Fortaleza. A área desapropriada, de 1.809 hectares, corresponde às praças, ruas, posto de saúde, escola, igreja, casa paroquial e uma antiga residência que pertenceu ao fundador da Companhia Industrial de óleos do Nordeste (Cione), Jaime de Paes Aquino.

Durante a solenidade, na tarde do último domingo (23), Camilo se emocionou ao relembrar a própria infância ao lado do pai, Eudoro Santana, no acampamento montado na área da antiga fábrica da Companhia Industrial de Óleos do Nordeste (Cione). “Nós estamos falando de vidas, de pessoas que lutam pelo direito de ter a terra para produzir. Elas querem viver com dignidade. Há um aspecto social muito forte neste projeto Uruanan”, frisou o governador.

“Aqui temos praticamente uma cidade de pequeno porte. São praticamente 5 mil pessoas morando na fazenda. Então, é um momento histórico para o assentamento, por todos esses anos de luta (12 anos). E, a partir do momento que se for concretizado toda estrutura da parte rural, nós teremos aqui a maior desapropriação da história do Ceará”, afiançou.

O decreto é também uma parceria amigável entre o Governo do Estado do Ceará e a Cione. A desapropriação das áreas públicas, no valor de R$ 2.144.374,93, é uma das etapas do Projeto Uruanan – Área Reformada do Pirangi (Decreto Estadual No. 31.94516), que conta com recursos do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) e do Tesouro Estadual.

Na avaliação do secretário do Desenvolvimento Agrário, Dedé Teixeira, a desapropriação assina na antiga fábrica da Cione sinaliza o pontapé inicial para a desapropriação de uma área de 10.000 hectares e abrange os municípios de Aracoiaba, Barreira, Cascavel, Chorozinho e Ocara. “Essa assinatura é fundamental para as próximas conquistas. Queremos desenvolver aqui um grande polo de desenvolvimento e de geração de emprego e renda”, revelou o secretário Dedé Teixeira.

“Esse é um sonho de muito tempo. Muitas pessoas ficaram debaixo de Sol e chuva até chegar esse momento, em busca de oportunidade. Graças a Deus e a sensibilidade do governador, estamos hoje vendo esse sonho se tornar realidade”, reconheceu o prefeito de Chorozinho, Dr. Junior.

Participaram também da solenidade na antiga fábrica da Cione, em Chorozinho, os deputados federais José Guimarães e Odorico Monteiro; os deputados estaduais Moisés Brás, Evandro Leitão e Tin Gomes; a prefeita de Ocara, Amália; o vereador e presidente do PT Fortaleza, Acrísio Sena; e o secretário da Casa Civil, Nelson Martins.

Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário

André Gurjão –    andre.gurjao@sda.gov.br
Marina Filgueiras –    marina.filgueiras@sda.ce.gov.br
Bruno Andrade –    bruno.martins@sda.ce.gov.br