SDA incentiva e ajuda produtores com técnicas de reserva alimentar
17 de maio de 2017 - 15:00
Através de técnicas agrícolas para a produção de silagem e feno os agricultores têm driblado os efeitos da estiagem e conquistado cada vez mais o convívio com a seca
A redução no volume de chuva junto às dificuldades para alimentar o rebanho, faz com que os criadores invistam em reserva alimentar, como a silagem e o feno. Com isso, o agricultor produz, em grande quantidade, uma variedade de culturas como sorgo forrageiro, milho e palma e, numa eventual emergência, utiliza a reserva como alimento para o rebanho.
A Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA) e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), em parceria com algumas instituições privadas, têm trabalhado nos últimos anos para o crescimento significativo da produção de silagem. Pensando nisso, foi realizado um dia especial de campo na Fazenda Cedrinho, zona rural de Iguatu, para demonstração de silagem de pasto nativo a um grupo de produtores de gado leiteiro e técnicos do setor agropecuário.
O evento contou com o apoio da Secretaria de Agricultura e Pecuária de Iguatu, do campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) em Limoeiro do Norte, das empresas Nutron e Matsuda, da Unidade de Pecuária Iguatuense (Upeci) e das Fazendas Cedrinho e Floresta. A Fazenda Cedrinho tornou-se uma ampla sala de aula.
Durante o dia de campo, foram repassadas instruções técnicas sobre silagem de pasto nativo para a pecuária de leite. “Esperamos sensibilizar os criadores a incluírem esta prática nas atividades rurais durante o inverno, aproveitando o máximo possível o pasto nativo, verde, para fazer silagem a baixo custo para o segundo semestre”, reforçou o diretor técnico da Ematerce, Itamar Lemos.
Silagem
A silagem é o alimento conservado para os animais. São plantas fermentadas e armazenadas em silos, em um processo conhecido por ensilagem. Quando bem feito, o valor nutritivo é semelhante ao da forragem verde. Capim de diversas variedades irrigado ou nativo, milho e sorgo forrageiro são as principais culturas utilizadas na fenação e silagem, no Centro-Sul do Ceará. O feno ainda ocupa pouco espaço e é uma novidade na região Centro-Sul. Na ocasião participaram do evento dezenas de técnicos e produtores rurais de vários municípios da região.
O evento contou com o apoio da Secretaria de Agricultura e Pecuária de Iguatu, do campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) em Limoeiro do Norte, das empresas Nutron e Matsuda, da Unidade de Pecuária Iguatuense (Upeci) e das Fazendas Cedrinho e Floresta.
Assessoria de Comunicação da SDA
Bruno Andrade – bruno.martins@sda.ce.gov.br
André Gurjão – andre.gurjao@sda.ce.gov.br
Marina Filgueiras – marina.filgueiras@sada.ce.gov.br