Iguatu recebe quarta reunião itinerante do Comitê da Seca

23 de maio de 2017 - 09:32

A reunião contou com a presença de mais de 150 pessoas, entre representantes de órgãos estaduais e municipais, prefeitos, deputada, vereadores e secretários, além de agricultores e produtores rurais da região

O Comitê Integrado de Combate com à Seca realizou sua quarta reunião itinerante no município de Iguatu, região Centro Sul, distante 364 km da capital cearense. A reunião foi solicitada pela deputada Miriam Sobreira e contou com a presença de de mais de 150 pessoas, entre representantes de órgãos estaduais e municipais (MDSA, Cogerh, Cagece, Defesa Civil, Dnocs, Funasa, SDA e Ematerce) , prefeitos de Icó (Laís Nunes), Quixelô (Fátima Araújo) e Iguatu (Ednaldo de Lavor), vice-prefeito de Pedra Branca (Júnior do Gilberto), vereadores e secretários, além de agricultores e produtores rurais da região.

A pauta principal do Comitê foi a crise hídrica que atinge o Estado e as ações do Governo  para minimizar os efeitos. A perfuração de poços profundos, através dos projetos Água Para Todos e São José da Secretaria do Desenvolvimento Agrário e ações da Secretaria de Recursos Hídricos foram mencionados por vários agricultores que reivindicaram constante falta d’água em suas residências. O secretário Dedé Teixeira garantiu que a SDA prioriza as localidades que estão entrando em colapso de água, e que mais de 3 mil poços já foram perfurados. “O trabalho não vai parar, vamos continuar instalando sistemas de abastecimento e cisternas e perfurando poços profundos”. 

O agricultor José Manoel, de Iguatu, falou da importância do poço profundo para a vida de um produtor. “O poço que tenho na minha casa é o meu salva vida, eu graças a Deus tenho água para plantação, tenho água para utilizar nos serviços domésticos e até pra matar a sede dos meus bichos”,   agradeceu o agricultor salientando a importância do poço profundo. 


O Comitê é um instrumento de debate, onde são apresentadas demandas e encaminhamentos sobres ações voltadas ao combate aos efeitos da estiagem. Para o prefeito de Iguatu, Ednaldo de Lavor, é muito importante trazer as reuniões do Comitê para os municípios, pois muitas vezes os agricultores ou representantes municipais não podem comparecer ao Corpo de Bombeiros para as reuniões semanais. 

Durante a reunião o secretário de Agricultura de Iguatu Hildernando Bezerra, apresentou um estudo sobre as condições climáticas, solo e características agrárias do município, que foi feito por técnicos e geólogos da secretaria juntamente com pessoas especializadas na área. 

Para o presidente da Ematerce Antonio Amorim, uma das principais importâncias do Comitê é acabar com as demandas que estavam paradas ou sem encaminhamento, o que ajuda bastante na resolução de problemas emergenciais. 

A próxima reunião itinerante acontecerá no dia 12 de junho no município de Itapipoca. 

Comitê Integrado de Convivência com a Estiagem no Estado do Ceará 

O Comitê, que acontece todas às segundas-feiras na sede da Defesa Civil em Fortaleza, é um instrumento de debate, demandas e encaminhamentos sobre ações ligadas à seca. Em todas as reuniões participam representantes de municípios que trazem solicitações e representantes de órgãos que recebem as demandas e encaminham para os setores corretos para resolução do problema. 

Desde o início de 2017, os participantes do comitê resolveram fazer reuniões itinerantes em diversos municípios do Estado do Ceará. Os primeiros municípios escolhidos foram Quixadá, Morada Nova, Pedra Branca e Iguatu. 

Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário

Marina Filgueiras – marina.filgueiras@sda.ce.gov.br

Bruno Andrade – bruno.martins@sda.ce.gov.br

André Gurjão – andre.gurjao@sda.gov.br