Beneficiários do Projeto São José III se reúnem com técnicos e secretário
25 de maio de 2017 - 10:46
O encontro reuniu comissões de licitações das comunidades beneficiadas no 1º e 2º edital do Projeto São José III
A Secretaria do Desenvolvimento Agrário realiza nesta quinta-feira (25), um encontro com todos os presidentes de associações e comissões beneficiadas no 1º e 2º edital de projetos produtivos do Projeto São José III. O encontro acontece no Centro de Ensino e Treinamento e Extensão Rural – Cetrex na Caucaia e conta com a presença do secretário Dedé Teixeira e do presidente da Ematece Antonio Amorim.
Os editais 1 e 2 do Projeto São José III atende 87 projetos de 68 municípios do Estado do Ceará, com valor total de R$ 27.028.806,90.
O presidente da Associação Uruoquense de Apicultores, localizada em Uruoca, Francisco Soares, não mediu esforços para participar do encontro e representar as 26 famílias que vivem através da agricultura e foram beneficiados com uma Casa de Mel. “O dia de hoje é muito importante, pois é só aprendizado. Vamos ter palestras com pessoas especializadas em mel, em apicultura, e assim melhora a utilização da nossa Casa de Mel quando ficar pronta”, contou o agricultor que sustenta a esposa e 3 filhas com a agricultura.
A primeira parte do encontro, reuniu todos os presidentes de associação, secretário, presidentes, representantes do Projeto São José e da SDA e técnicos da Ematerce, para uma abertura e explicação geral do projeto e suas habilidades.
Para o secretário Dedé Teixeira o resultado da execução desses projetos produtivos são essenciais para o desenvolvimento da agricultura familiar no Ceará. “2017 e 2018 serão os anos dos projetos produtivos, pois nunca se investiu tanto como agora. É um prioridade do Governo do Estado melhorar as condições e a qualidade da nossa agricultura, elevando-a nacionalmente”.
Ainda segundo o secretário será feito um diagnóstico de todos os projetos produtivos viabilizados pelo Projeto São José I e II, para descobrir os resultados e as mudanças que aconteceram no meio rural por conta deles. “No futuro, vamos mostrar nesses diagnósticos que o Projeto São José III foi bem executado e que mudou a vida de nossos agricultores”, comemorou o secretário.
O técnico da Ematece de Ubajara, Floro Bento de Figueiredo, comemorou a existência do encontro pois possibilitará o nivelamento e a seriedade da implantação dos projetos, fazendo com que cada beneficiário tenha cuidado a mais na execução em suas comunidades. “ Eu fiscalizarei as obras de agroindústria de polpa, embaladora de hortaliças e produção de maracujá no assentamento Jaburu Florescer em Ubajara e terei muito prazer em ajudar os assentados na implantação rápida e de qualidade, para que o projeto possa logo logo ajudar na renda e na qualidade de vida dos agricultores”.
A segunda parte do encontro será um divisão de acordo com o projeto que a associação receberá, para uma palestra específica com técnicos e especialistas da SDA.
Para o presidente da Ematerce, Antonio Amorim, é de extrema importância essa orientação com todos os procedimentos adequados vindo de técnicos experientes e qualificados.
Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário
Marina Filgueiras – marina.filgueiras@sda.ce.gov.br
André Gurjão – andre.gurjao@sda.ce.gov.br
Bruno Andrade – bruno.martins@sda.ce.gov.br